Apresentado ao público durante a Agrishow, em maio deste ano, o XCMG E7-49T é o primeiro caminhão totalmente elétrico, com cavalo-mecânico, disponível no mercado nacional. O caminhão é também o primeiro da categoria com zero emissão de poluentes. São 482cv de potência, torque máximo de 204,1kgfm e autonomia de 150 quilômetros, com apenas uma carga de bateria. A chinesa Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG) produz máquinas e implementos agrícolas em Pouso Alegre (MG) e pretende iniciar a fabricação de caminhões elétricos no território nacional.
Além do motor elétrico, o caminhão XCMG E7-49T traz câmbio automático com opção de trocas de marchas manuais, através de uma alavanca seletora no console central, como nos modelos com motor a diesel.
Já existem algumas opções de caminhões elétricos à venda no Brasil, mas nenhuma delas é do tipo cavalo-mecânico, para aplicações rodoviárias. Portanto, a marca chinesa pretende apostar no E7-49T, por ser um caminhão elétrico que pode trocar as baterias em vez de esperar sua recarga.
O que o novo caminhão elétrico chinês traz de especial?
Sabemos que os veículos equipados com motor elétrico não precisam da troca de marchas. Porém, as reduções executadas pelas engrenagens do novo caminhão elétrico ajudam a poupar energia elétrica nas arrancadas. Além disso, o XCMG E7-49T pode ser recarregado por meio de carregadores de corrente contínua, que, em condições ideais pode completar a recarga em pouco mais de uma hora.
Outro detalhe importante é que o modelo também conta com a tecnologia swapping, que consiste em um pack de baterias substituíveis. No caminhão E7-49T, as células da bateria são instaladas atrás da cabine, permitindo sua troca rápida por meio de um sistema automatizado, que pode ser realizado em pouco mais de seis minutos.
Com velocidade máxima de 84km/h, o caminhão é uma ótima opção para transporte em distâncias curtas. Como sugere o diretor de veículos elétricos, Ricardo Senda, ele pode ser "uma mão na roda" para ir de uma empresa a um fornecedor próximo, ou mesmo se deslocar entre centros de distribuição.
Inicialmente, a XCMG importará 200 unidades do E7-49T da China para comercializar até o fim deste ano, com preço de R$ 1,3 milhão. Segundo a marca, a principal vantagem do caminhão está no seu custo de rodagem, que promove gasto de R$ 0,75 por quilômetro rodado, 22% a menos que os modelos a diesel.
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