No mercado de carros de passeio, muitos consumidores ainda parecem receosos de adquirir veículos "ecológicos", com emissão de poluentes nula ou muito baixa. No segmento de picapes, que tem fama de ser bastante tradicional, essa resistência parece ser ainda maior, certo? Bem, pode até ser, mas o fato é que as caminhonetes elétricas e híbridas já são realidade.
Conheça 10 caminhonetes elétricas ou híbridas
Duvida? Pois o VRUM listou 10 picapes desse tipo que já foram apresentadas no exterior. Algumas delas devem chegar ao Brasil, enquanto outras ainda permanecerão distantes do mercado nacional por mais algum tempo. Confira o listão com 10 caminhonetes elétricas ou híbridas.
1- Toyota Hilux
A Toyota já confirmou que a nova geração da caminhonete Hilux terá propulsão híbrida: aliás, a marca japonesa promete oferecer essa tecnologia em toda a linha de veículos nos próximos anos. O modelo será apresentado na Ásia no ano que vem: como a fabricante mantém essa gama alinhada em todo o mundo, a chegada ao Brasil deve ocorrer, no máximo, em 2024.
A nova Toyota Hilux terá uma nova plataforma, batizada de TNGA-F. Essa arquitetura também dará origem a outros futuros veículos utilitários da marca, como a Tacoma e o Land Cruiser. A caminhonete terá sistema híbrido leve, que consiste, grosso modo, na utilização de um sistema de 24V com uma espécie de superalternador.
2- Ford Maverick
Essa caminhonete híbrida já está com o passaporte carimbado para o mercado brasileiro. É que a Ford confirmou o lançamento da Maverick Hybrid no país em 2023. O conjunto mecânico do modelo é formado por um motor 2.5 a combustão, de 164cv, e outro elétrico, de 128cv. A potência combinada é de 193cv. O câmbio é automático do tipo CVT, com tração dianteira.
De acordo com a Ford, a versão híbrida da caminhonete Maverick tem um consumo urbano de 17,9km/l. Assim, com um tanque de combustível, é possível rodar 960km. O preço, até o momento, é desconhecido, mas deve ficar acima dos cobrados pela configuração a combustão, que atualmente partem de R$236.890. A picape será importada do México.
Já testamos a versão a combustão da Ford Maverick: assista ao vídeo!
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!
3- Ford F-150 Lightning
Além da versão híbrida da Maverick, a Ford também tem uma caminhonete elétrica na gama global: é a F-150 Lightning. Já à venda nos Estados Unidos, a picape é um monstro em termos de potência: os números vão de 458c até 588cv. Na terra natal, todas as versões com esse tipo de propulsão têm tração 4x4. Já a autonomia é de 370km.
A má notícia é que não há informações sobre a chegada dessa caminhonete elétrica ao Brasil, ao menos por enquanto. Porém, ainda assim, não é o caso de descartar essa possibilidade. Afinal, no passado, a Ford já sinalizou que poderia lançar a F-150 por aqui: chegou até organizar, em 2018, um test drive da versão esportiva Raptor para jornalistas.
4- Great Wall Poer
Em janeiro de 2021, após adquirir uma fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), a Great Wall Motors - ou simplesmente GWM - anunciou que só produzirá veículos elétricos e híbridos no Brasil, entre SUVs e caminhonetes. Nesta semana, informações reveladas pelo Jornal do Carro, do Estadão, indicam que a picape em questão será da marca Poer.
Ainda de acordo com as informações antecipadas pelo Jornal do Carro, a caminhonete Poer terá, além de motorização híbrida, também uma versão com motor a diesel. A chegada do modelo ao mercado brasileiro está prevista para 2024.
5- Rivian R1T
Já ouviu falar na marca chinesa Rivian? Não? Pois saiba que ela tem uma linha completa de veículos elétricos, da qual faz parte uma picape: a R1T. O modelo tem porte semelhante ao da Ford Ranger, mas com proposta bem mais luxuosa e sofisticada. E também com desempenho muito superior, já que a potência é de nada menos que 846cv.
A picape tem ainda tração nas quatro rodas e capacidade para rebocar aproximadamente 5 toneladas! Por sua vez, a autonomia é de 483km. A caminhonete elétrica R1T já está à venda nos Estados Unidos, mas, como a Rivian não atua no Brasil, tampouco há previsão para que o modelo desembarque por aqui.
6- Chevrolet Silverado EV
A GM desenvolve uma série de novos carros elétricos a partir de uma plataforma dedicada: a Ultium. Um desses veículos é a Silverado EV, que já está em pré-venda nos Estados Unidos, onde soma mais de 150 mil pedidos, mas só deverá chegar às ruas no início de 2023. Nas versões top de linha, a picape tem 673cv de potência, tração e direção nas quatro rodas e 643km de autonomia.
Por enquanto, a Chevrolet ainda não divulgou quaisquer informações sobre a possibilidade de vender a configuração EV da picape no Brasil: apenas a Silverado a combustão está confirmada. Porém, já confirmou o lançamento de três SUVs elétricos no país. Se a empresa mantiver a tendência e continuar investindo nesse segmento, uma caminhonete elétrica deverá se encaixar muito bem na gama.
7- GMC Hummer EV Pickup
A nova linha Hummer, que é totalmente elétrica, compartilha a plataforma Ultium e, claro, também inclui uma caminhonete. E ela é superlativa em todos os aspectos: tem nada menos que 1.013cv de potência, direção e tração nas quatro rodas. A autonomia é de 520km, mas a super-picape necessita de estações de recarga de 350kW.
O projeto da GMC Hummer EV Pickup exibe vários luxos, como um teto de vidro ao longo de toda a extensão da cabine. A picape está à venda nos Estados Unidos, mas não há perspectivas de chegar ao Brasil por meios oficiais. Entretanto, já existem importadores independentes comercializando o modelo por aqui, por preços superiores a R$ 1 milhão.
8- Tesla Cybertruck
Concorrente direta da GMC Hummer EV Pickup, a Tesla Cybertruck foi anunciada primeiro, mas o desenvolvimento atrasou: inicialmente, o lançamento estava previsto para 2021 e, agora, a estimativa de chegada ao mercado é para 2023. Segundo o fabricante, o diferencial do modelo em relação a outras caminhonetes elétricas será a carroceria de aço-inox blindada, capaz de suportar tiros de pistola 9mm.
Os dados técnicos da Cybertruck ainda não estão confirmados, mas a Tesla promete que a versão top de linha terá potência na casa dos 800cv e cerca de 800km de autonomia. A capacidade de carga, de acordo com o fabricante, será de aproximadamente 1.500kg, e a de reboque, de até 6 toneladas. Resta saber se as expectativas serão cumpridas, já que os atrasos têm levantado dúvidas sobre a viabilidade do projeto.
9- RAM 1500 EV
Atrasada em relação às arquirrivais Ford e Chevrolet, a RAM só deverá entrar no mercado de caminhonetes elétricas em 2024, com a RAM 1500 EV. Porém, promete não deixar a desejar em relação às concorrentes: a picape será baseada em uma nova plataforma, batizada de STLA, e promete ter uma autonomia de 800km.
A RAM ainda não divulgou informações técnicas sobre a picape. Até o design é desconhecido, pois o fabricante revelou apenas teasers. Apesar disso, a marca estadunidense têm trazido vários produtos para o Brasil, de modo que não será surpresa se a 1500 EV também vier. Contudo, até o momento, isso não passa de uma mera possibilidade.
10- Caminhonete elétrica da BYD
Outra marca chinesa que carros elétricos que deverá entrar no segmento de caminhonetes é a BYD. De acordo com veículos de comunicação da Ásia e da Oceania, o modelo pode chegar a esses mercados em um prazo de aproximadamente um ano.
As informações sobre a caminhonete elétrica da BYD são, até o momento, bastante escassas. Porém, a autonomia mínima estimada é de aproximadamente 450km. Vale lembrar que a multinacional já atua no mercado brasileiro, comercializando o sedan Han e o SUV Tan, ambos elétricos: uma picape complementaria muito bem essa gama.
Os carros elétricos realmente poluem menos? Nem sempre: Boris Feldman explica em vídeo!