UAI

Carro elétrico movido a energia solar começa a ser produzido

Modelo é produzido na Finlândia e pode passar meses longe da tomada

Publicidade
Esse carro elétrico traz placas solares na superfície do teto
Esse carro elétrico traz placas solares na superfície do teto Foto: Esse carro elétrico traz placas solares na superfície do teto

A fabricante holandesa Lightyear, pioneira em energia solar no setor automotivo, acaba de iniciar a produção do carro elétrico solar "Lightyear 0" na fábrica da parceira de produção Valmet Automotive, situada na Finlândia.

Com produção bem lenta, a planta finlandesa é capaz de fabricar somente um carro elétrico por semana. No entanto, já existem planos para que o número de unidades produzidas por semana seja ampliado até o fim do primeiro trimestre de 2023.

Carro elétrico Lightyear 0
Lightyear 0

O Lightyear 0 é um carro elétrico solar que já alcançou inúmeros feitos. Em testes recentes, ele alcançou uma autonomia de 710 quilômetros (com uma carga completa) no protótipo "One". Já no ciclo WLTP, a autonomia chegou a 625 quilômetros. Somado com o sistema de energia solar, o carro alcança impressionantes 11 mil quilômetros gestando recargas solares e usando freio regenerativo.

De acordo com a Lightyear, o design e o teto solar do carro elétrico permitem que o veículo circule até 35 quilômetros por dia durante dois meses sem precisar ser plugado na tomada. Se o local for ensolarado, como no Brasil, o tempo fora da tomada pode chegar a seis meses.

Carro elétrico solar Lightyear 0
Empresa holandesa, fabricante do modelo, disse que já recebeu 150 pedidos pelo veículo

Energia solar no carro elétrico

As placas solares instaladas no teto do veículo trazem vantagens. Por meio delas, os acumuladores de carga podem ser menores porque o veículo permite ser recarregado em movimento, o que traz benefícios de custo e peso, além de um menor impacto ao meio ambiente.

https://youtu.be/tD94seFuD2A

Vídeo de divulgação do carro elétrico solar Lightyear 0

Lex Hoefsloot, CEO e co-fundador da fabricante, explicou que o carro conseguiu registrar o grande alcance com um consumo de energia de apenas 137Wh a cada 1,6 quilômetro, isso a 85km/h.

“Mesmo os carros elétricos mais eficientes do mercado hoje consomem cerca de 50% a mais de energia a esta velocidade relativamente baixa”

Lex Hoefsloot em entrevista para o site Automotiva World

O preço inicial do primeiro carro elétrico solar da Lightyear gira em torno dos 250 mil euros (aproximadamente R$ 1,3 milhão na cotação atual) e, por enquanto, está disponível apenas na União Europeia, Suíça, Noruega e Reino Unido.

A empresa tem planos de lançar, até 2025, um carro elétrico alimentado com energia solar por um preço mais acessível.

https://www.dailymotion.com/video/x8fjqze