Seu carro acabou sendo atingido por uma enchente? Veja o passo a passo sobre como proceder:
- 1 Não ligue o motor
Isso porque existe a possibilidade de ter entrado água na câmara de combustão. Assim, por mais que a água tenha baixado, não é recomendável dar partida no veículo.
Caso o motor seja acionado com água lá dentro, a biela pode empenar. Aí, será necessário um procedimento chamado "retífica do motor", que pode custar de R$ 5 mil a R$ 20 mil. A retífica é um processo que demanda a desmontagem do motor e a troca das partes móveis de seu interior.
- 2 Cheque o filtro de ar e o filtro de óleo
Assim que estiver em um local seguro e livre da enchente, verifique se o filtro de ar está úmido ou se há água no compartimento. Se sim, chame imediatamente o reboque. Quando o filtro de ar é atingido, o óleo do motor também é danificado. Chegando na oficina, solicite a troca do filtro de óleo.
- 3 Tenha atenção aos componentes elétricos
A água pode acabar oxidando a fiação do chicote elétrico, responsável por interligar os diferentes sistemas do carro e transmitir dados entre os módulos eletrônicos.
Interior do veículo merece cuidado especial depois da enchente
- 4 Retire os bancos e o assoalho encharcado pela enchente
É preciso fazer uma limpeza completa nos bancos, passando um pano úmido, depois sabão neutro, e retirar em seguida o excesso da espuma com outro pano úmido. Após isso, é preciso deixar os bancos secando no sol, e só depois, colocá-los de novo no carro.
É preciso também dar atenção aos revestimentos do assoalho, como o carpete. Se eles ficarem úmidos, vão perder a capacidade de isolamento acústico e até mesmo virar foco de mofo. Por isso, vale a pena retirar todo o feltro antirruído, passar um pano úmido no “chão do carro” com xampu biodegradável neutro e, depois, colocar um feltro novo.
- 5 Seque as borrachas das dobradiças das portas para evitar a oxidação (ferrugem)
Retire todas as borrachas e limpe tanto a lataria quanto as junções das peças com um pano úmido, e após esse passo, espere secar. Em seguida, recoloque todas as vedações. Assim, você evita a oxidação da carroceria.
- 6 Tenha atenção aos cintos de segurança
Para que eles não fiquem com mau cheiro ou mofo devido aos dejetos da enchente, não se esqueça de puxar as tiras e passar um pano úmido. Também é importante deixá-los afivelados enquanto secam.
- Vai sair de carro na chuva? Especialista em mecânica dá conselhos
- Dica segura: Cuidado ao dirigir após a primeira chuva
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas