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Carro Flex - Na ponta do lápis

O consumo de etanol 30% a mais do que gasolina não é válido para todos os carros. Aprenda a fazer a conta certa, pois você pode estar desperdiçando dinheiro sem saber

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Diz a regra que, para o bolso, só compensa abastecer o veículo com etanol se seu preço for até 70% do valor da gasolina. Isso porque é necessário fornecer ao motor mais 30% do derivado da cana-de-açúcar para alcançar o mesmo desempenho do combustível fóssil. Só que esse percentual é uma média para os modelos flex disponíveis no nosso mercado. Por isso, para quem gosta de gastar um tempinho com o carro, desta vez vamos mostrar como calcular a relação etanol/gasolina especificamente para o seu carro.

De acordo com Francisco Satkunas, conselheiro da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), essa diferença se dá principalmente devido à calibragem do sistema de injeção eletrônica, que pode favorecer tanto o uso do etanol quanto da gasolina. “Você pode encontrar modelos em que a relação entre o etanol e a gasolina é de 75%, outros 65%, mas o desempenho entre esses combustíveis nunca será igual”, afirma o conselheiro da SAE Brasil.

MEDINDO Então, mãos à obra! Nem adianta bancar o apressadinho porque para encontrar a relação etanol/gasolina do seu veículo é preciso obter o consumo médio de três tanques de gasolina e depois a média de três tanques de etanol. Por que três tanques? Para saber qual é a média exata do seu veículo. Suponhamos que com um tanque você ande muito em trechos com muitos aclives, com outro faça uma viagem. Os três tanques vão mostrar a média de consumo mais próxima da sua realidade.

Para calcular corretamente vale algumas dicas. Abasteça sempre no mesmo posto, na mesma bomba e, se possível, no mesmo horário. Peça para o frentista interromper o abastecimento no primeiro clique da bomba. Essa conta é simples e você já está (ou deveria estar) acostumado a fazê-la. Ao abastecer, confira quantos quilômetros você rodou desde a última vez que encheu o tanque e divida esse número pelo volume de combustível registrado na bomba. Essa é a média de quilômetros por litro do seu carro, que deverá ser feita três vezes com cada combustível.

Para obter a média dos três abastecimentos com cada combustível basta somá-los e dividir por três. Essa é a média de quilômetros por litro mais próxima da sua rotina no trânsito. Já para achar a relação etanol/gasolina você vai fazer a seguinte conta: multiplique o consumo médio com etanol por 100 e depois divida esse resultado pelo consumo médio de gasolina. O número encontrado é o percentual etanol/gasolina. Como usar esse número? Da mesma forma que usamos o índice médio de 70%. Digamos que o resultado tenha dado 72. Então para o etanol valer a pena no seu carro ele deve custar até 72% do preço da gasolina.

DICA
Sempre que mudar de gasolina para etanol, rode com o carro de sete a 10 quilômetros para que a sonda lamba reconheça a troca e faça a reprogramação da injeção eletrônica. Assim, o combustível acumulado entre o tanque e o motor será queimado. Caso contrário, você pode ter problemas para ligar o veículo no dia seguinte em temperaturas baixas.

EXEMPLO
Calculando o consumo

Divida os quilômetros rodados desde o último abastecimento e divida pelo volume de combustível abastecido.

360km / 30l = 12km/l

Calculando a média das medições
Some as três médias com cada combustível e divida por três.

Com etanol

1ª medição – 7km/l
2ª medição – 6km/l
3ª medição – 8km/l

7 6 8 = 21
21 / 3 = 7

* Essa é a média de km/l com etanol.

Com gasolina

1ª medição – 11km/l
2ª medição – 9km/l
3ª medição – 8km/l

11 9 8 = 28
28 / 3 = 9,33

* Essa é a média de km/l com gasolina.

Calculando a relação etanol/gasolina
Multiplique a média de consumo de etanol por 100 e depois divida pela média de consumo com gasolina.

7 x 100 = 700
700 / 9,33 = 75,02

* 75,02 é a média etanol/gasolina em porcentagem. Até esse número vale a pena usar etanol. Acima dele opte pela gasolina.