Segundo a empresa de análise de mercado automotivo JATO, na lista dos 10 carros mais vendidos do planeta em 2022, o Toyota RAV4 está exatamente no topo. Na verdade, a notícia não é tão surpreendente assim - afinal, o modelo também foi o líder do ranking em 2021.
No ano passado, foram 1,016 milhão de unidades do RAV4 vendidas. Ao todo, o modelo soma 24 mil unidades a mais que o segundo colocado da lista, o Corolla - também da Toyota - que teve 992 mil vendas em 2022.
Toyota apareceu mais três vezes na lista
Além do Toyota RAV4 e do Toyota Corolla, a montadora japonesa apareceu mais três vezes na lista dos carros mais vendidos do mundo em 2022.
O terceiro lugar foi para o Tesla Model Y com 747 mil unidades vendidas e o quarto, para o Honda CR-V com 733 mil unidades.
Enfim, em quinto, a Toyota reaparece, com o Camry, que teve 673 mil unidades comercializadas. O modelo também é seguido por outro veículo da marca japonesa, a picape Hilux.
Confira o resto da lista:
- Sétimo lugar: Nissan Sentra;
- Oitavo lugar: Toyota Corolla Cross;
- Nono lugar: Ford F-150;
- Décimo lugar: Tesla Model 3.
É interessante ressaltar que nem todos os modelos, entre esses dez, foram vendidos nos grandes mercados globais. A Toyota Hilux, por exemplo, não é nem vendida nos EUA hoje.
Por outro lado, é quase impossível negar o protagonismo dos mercados norte americano e europeu no ranking. O Toyota Camry, por exemplo, teve mais de 45% das vendas vindas da América do Norte. O modelos Tesla também se concentram nos EUA e na Europa, já que a marca não possui nem fábrica por aqui ainda. Além disso, somente fabricantes americanas e japonesas foram contempladas na lista.
Outro detalhe que chama a atenção é a ascensão o Toyota Corolla Cross, que foi lançado em 2021 e, com apenas um ano, atingiu o ranking dos carros mais vendidos do planeta. Em 2022, ele somou 530 mil unidades comercializadas.
No geral, o número de carros novos vendidos globalmente em 2022 encolheu 2% em relação a 2021. Para 2023, a expectativa é que, com a concorrência da China (especialmente no contexto dos EVs), os preços globais dos automóveis caiam - e assim as vendas voltem a subir.
- Por que as vendas no primeiro mês do 2023 não foram boas?
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!