Para temporada de 2023, a F1 está, aparentemente, preparada para lidar com qualquer incidente que possa vir a acontecer. Afinal, o carro médico do campeonato será o Aston Martin DBX 707, o SUV mais rápido do mundo.
Como o próprio nome já diz, o modelo entrega nada menos que 707cv de potência e 91,7kgfm de torque. Além disso, acelera até 100km/h em apenas 3,3 segundos e atinge máxima de 310km/h.
A ideia é que o veículo seja capaz de chegar a tempo – transportando os médicos e os equipamentos de atendimento – para socorrer os envolvidos de qualquer acidente que acontecer durante as corridas de F1 de 2023.
Bom, pelos números, o Aston Martin DBX 707 vai "dar para o gasto" então – para não dizer outra coisa.
E se você tiver interesse em ser dono do SUV mais rápido que existe, você precisará desembolsar uma quantia de mais de R$ 3,5 milhões. Cabe no bolso? O modelo já se encontra à venda no Brasil na cor azul Plasma.
O carro médico da F1 teve motor recalibrado
O carro médico da Fórmula 1 2023, o Aston Martin DBX, é o mesmo que foi usado na temporada de 2022, porém, com desempenho maior. A potência do anterior era de 550cv.
Para chegar aos 707cv da versão atual, a Aston Martin precisou dar um "up" na motorização do veículo. O motor, apesar de ser o mesmo V8 fornecido pela AMG (divisão esportiva da Mercedes-Benz), teve as turbinas recalibradas. Assim, foi possível aumentar a quantidade de giros do turbocompressor e, com isso, a potência.
Além disso, os 91,7kgfm podem ser transferidos para a roda traseira caso haja necessidade. O câmbio será automático de nove marchas.
Confira o vídeo de Fernando Alonso dirigindo o SUV:
Fernando Alonso, bicampeão de F1, já recebeu o seu Aston Martin DBX 707. A marca publicou um vídeo do piloto dirigindo ferozmente o veículo nas pistas de corrida:
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion também!