O Sudeste brasileiro vem sendo castigado por fortes chuvas na última semana, em especial o estado de São Paulo. Em meio a notícias de estragos, vendavais e grandes alagamentos, o Vrum entrevistou Luciana Félix, especialista em mecânica, que dá várias dicas sobre o que fazer para evitar problemas com o carro na chuva.
O que preciso revisar no carro quando for viajar com previsão de chuva?
O primeiro ponto que a gente tem que analisar quando vai pegar a estrada em um trecho com previsão de chuva são as palhetas do limpador de para-brisa, além de conferir o reservatório de água do lavador, recomendou a especialista. "Muitas pessoas passam aperto na estrada por causa disso, e esquecem de completar com água o reservatório", explicou.
Luciana Félix também conta que é importante conferir as condições dos pneus e dos freios antes de viajar de carro na chuva. Nos pneus, há o indicador TWI (Tread Wear Indicator), que é um ressalto presente nos sulcos que serve de referência para sinalizar que o componente precisa ser trocado.
Os sulcos do pneu são projetados para dispersar a água e manter o contato com a estrada, proporcionando tração e segurança durante a condução. Quando os sulcos se desgastam, a capacidade de drenagem de água e a aderência do pneu são reduzidas, aumentando o risco de aquaplanagem, derrapagem e acidentes.
Os freios são parte vital do veículo, e precisam ser checados nas revisões periódicas do veículo. É preciso verificar a espessura das pastilhas de freio, o estado dos discos, o sistema de freios, além de limpar as pastilhas e discos. Veja um vídeo do engenheiro Boris Feldman para o Vrum que detalha tudo:
- Dica segura: Cuidado ao dirigir após a primeira chuva
- Saiba o que fazer com o carro que passou por fortes chuvas e inundações
Quais cuidados devo tomar ao dirigir o carro na chuva?
"Bom, aí vai depender. Se for uma chuva não muito forte, o cuidado [a ser tomado] é com a aquaplanagem. Evitar frenagem brusca e a alta velocidade, que podem comprometer a estabilidade do carro na chuva. Sob chuva forte, o condutor precisa ter a certeza de que será possível atravessar o alagamento com o carro", analisou a especialista.
E se eu tiver que atravessar um trecho alagado?
A recomendação de Luciana é que o motorista não deve enfrentar o alagamento, mas aguardar para evitar novos problemas. Em situações de muita gravidade, os ocupantes devem sair do veículo.
Em engarrafamentos, por exemplo, o risco é não poder manter uma aceleração capaz de evitar que a água entre no motor pelo cano de descarga. Ao atravessar um alagamento com o carro na chuva, há também o risco de entrar água pelo sistema de admissão de ar do motor. Essas situações podem ocasionar o chamado calço hidráulico, que é quando a água trava o movimento do pistão dentro do cilindro, quebrando o pistão e a biela. Além do prejuízo mecânico, a água pode estragar o interior carro, molhando o assoalho e o carpete.
Luciana Félix é especialista em mecânica
Luciana Félix é proprietária de uma oficina em Belo Horizonte, além de desenvolver um trabalho voltado para o público feminino no Youtube e no Instagram. “O carro não é só entrar e dirigir, requer cuidado e atenção. Se você não sabe como fazer isso, acaba tendo muita despesa financeira”.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas