As barbadas estão cada vez mais raras para quem procura por um carro. Geralmente, se o preço do veículo está muito bom, redobre a atenção porque alguma coisa está errada. Porém, alguns proprietários nem se incomodam em admitir no anúncio que aquele carro é um "NP" ou um "pizera". Mas, você sabe o que esse termos significam?
Os carros NP ou carros pizera são aqueles que foram financiados - em alguns casos em nome de um laranja - mas que várias ou nenhuma parcela foi paga. Assim, "NP" ou "NP Finan" é uma sigla de "não pago". Com o financiamento atrasado, restam dois caminhos para esses veículos.
Carro NP pode ser um negócio lícito
O primeiro caminho é totalmente lícito. O dono oferece seu veículo financiado e com parcelas em atraso (um autêntico carro NP ou carro pizera) por um valor baixo - ou para recuperar o que já gastou até ali com a entrada e as parcelas pagas ou ainda com algum prejuízo. A ideia é que o novo comprador assuma e pague a dívida.
Claro que esse comprador vai negociar a dívida com o banco para que o negócio seja minimamente vantajoso. Assim, ambas a partes levam vantagem: o vendedor do carro NP ou carro pizera se livra da dívida e recupera parte do que gastou e o comprador fica com um veículo por um bom preço.
Mas, carro pizera também pode ser uma fria
Se o caso acima é a forma legal de comprar um carro NP ou carro pizera, muitas vezes o caminho pode ser mais tortuoso. Quando a divida do carro se torna impagável, superando o valor do veículo, é que as tretas começam. Nesse caso, o carro é vendido por um preço "camarada", já que não poderá ser transferido para o nome do novo proprietário, por acumular dívidas.
Geralmente essa negociação é oficializada em um cartório, por meio de um contrato de compra e venda, sem envolver o Detran. Quando o cerco estiver se fechando, com o carro sem licenciamento ou com mandado de busca e apreensão, esse veículo será abandonado. Esse processo pode durar meses ou até anos, período pelo qual o carro NP ou carro pizera será usado sem muita dor de cabeça, motivo pelo qual muitos julgam o negócio vantajoso.
Mas, é preciso entender que esse tipo de transação também envolve carros roubados ou uma rede de fraudes contra as financeiras, não se limitando a uma infeliz consequência de uma dívida que não pôde ser honrada. Vale ressaltar que comprar um carro com dívidas não é ilegal, porém existe um prazo para resolver a questão e transferir o veículo. O comprador de um carro NP ou carro pizera que for identificado, se for comprovado que houve má fé em casos de furto ou fraude, poderá ser responsabilizado por receptação.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!