A redução de tributos anunciada nesta quinta-feira pelo governo Lula promete trazer de volta ao mercado o chamado "carro popular". O plano prevê a redução de IPI e de PIS/Cofins para veículos com preços de até R$ 120 mil, mas as alíquotas ainda não foram reveladas. Porém, a expectativa é que os fabricantes apliquem esse benefício apenas a modelos já existentes: ao menos inicialmente, não há qualquer previsão de lançamento de novos produtos.
Isso, porque a nacionalização de produtos demanda investimentos milionários, que a indústria só se habilita a fazer diante de bons volumes de vendas. Como essa medida deverá ser temporária e, ademais, ainda tem resultados práticos desconhecidos, nenhum fabricante se arriscará, por enquanto, a trazer novidades para o segmento de entrada.
Carro popular: modelos que só existem no exterior
Mas o caso é que muitas multinacionais já têm produtos desse gênero no exterior. E, embora nenhum deles tenha previsão de chegar ao Brasil, eles parecem se adequar bem ao conceito local de carro popular. Assim, por curiosidade, o VRUM enumerou 5 veículos acessíveis que os fabricantes oferecem em outros países. Confira o listão!
1- Honda Brio
No passado, a Honda até cogitou fabricar o Brio no Brasil, mas já faz alguns anos que a multinacional desistiu dessa ideia. O carro mantém o foco em países asiáticos, em especial na Índia, onde compete no segmento mais popular do mercado. Por lá, inclusive, ele acaba de passar por uma reestilização. O motor é um 1.2 de quatro cilindros, associado a um câmbio manual de cinco marchas ou a um automático CVT.
2- Chevrolet Aveo
Em outros países, entre os quais o México, a Chevrolet comercializa o Aveo, carro que tem proposta mais popular que a do Onix. Esse modelo existe desde 2002, mas a última geração é novíssima no mercado, já que estreou no ano passado. O projeto tem origem chinesa e inclui carrocerias hatch e sedan. Sob o capô, há um motor que o fabricante não disponibiliza no Brasil: um 1.5 de aspiração natural.
3- Hyundai i10
Na Ásia, na Europa e até em alguns países da América Latina, o modelo de entrada da Hyundai é o i10. Trata-se de um subcompacto com carrocerias hatch e sedan, menor e mais barato que o HB20 e o i20. Entre as opções mecânicas, está um 1.0 de três cilindros semelhante ao da gama nacional da marca, que pode vir com câmbio manual ou automatizado, sempre com cinco marchas.
4- Nissan Magnite
Em âmbito global, a Nissan comercializa um carro popular que compartilha a plataforma com o... Renault Kwid. Afinal, as duas marcas integram uma aliança, que inclui ainda a Mitsubishi. Em relação ao modelo da fabricante francesa, o asiático tem porte maior, o que lhe dá um jeitão de SUV compacto. Entre as opções de motorização, há um 1.0 de três cilindros que, no Brasil, equipa, claro, a gama Renault.
5- Toyota Vitz
Eis um carro popular destinado a alguns mercados da África. Apesar de ostentar emblemas da Toyota, o hatch Vitz é, na verdade um Suzuki, conhecido pelo nome de Celerio: a troca de identidade deve-se a estratégias comerciais e também a um acordo entre as duas multinacionais. O modelo tem motor 1.0 de três cilindros e câmbio manual ou automatizado, ambos de cinco velocidades.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!