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Capa promete deixar carro menos quente sob o sol; entenda

Pesquisadores chineses desenvolvem tecnologia que promete fazer regulação térmica e evitar que o carro fique quente demais sob o sol

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Pesquisadores chineses estudam solução para o carro quente do sol e já realizam testes
Pesquisadores chineses estudam solução para o carro quente do sol e já realizam testes Foto: Pesquisadores chineses estudam solução para o carro quente do sol e já realizam testes

Entrar no carro quente após deixá-lo estacionado por algumas horas sob o sol é uma experiência sempre desagradável. Pensando nos gastos energéticos usados para garantir climatização confortável, pesquisadores chineses desenvolveram uma capa termal que promete fazer regulação térmica do carro nessa situação.

Foram realizados testes em veículos elétricos pra comprovar a eficácia da tecnologia de forma escalável. A ideia é que a temperatura da bateria permaneça acima de 0°C durante todo o dia e também não sobreaqueça, e desta forma, não se desgaste e nem compromete sua durabilidade.

Para o experimento, os dois carros foram parados um ao lado do outro, tanto durante o dia como durante a noite. Somente um deles foi coberto com o manto térmico Janus (JTC) e assim, foi possível comparar a temperatura interna de ambos.

Durante o dia, no verão, apesar de o carro que tinha sido coberto ainda estar quente, verificou-se um resfriamento de 8°C em comparação ao descoberto. Enquanto isso, no período noturno e em épocas de inverno, a capa ajudou a deixar o habitáculo do carro mais quente, com elevação de 6,8°C na temperatura.

A manta é eficaz porque traz em sua composição materiais com propriedades térmicas e ópticas que produzem o efeito de "reciclagem dos fótons". Desta maneira, a energia presa sob ela reflete entre o veículo e o material, e, assim, não escapa para o ambiente externo.

A manta da capa foi criada com o objetivo de ser produzida de forma industrial e há indicativos de que a inserção da tecnologia no mercado será breve. Isso se dá devido às matérias-primas abundantes, de baixo custo e resistentes ao fogo que a compõem, tais como alumínio e sílica. E não só, mas aliado também ao sucesso dos testes de robustez operacional, resiliência do material e eficácia ao evitar que o carro fique muito quente no verão.