Quem assistia o desenho “Os Jetsons” na infância vai gostar de saber da grande novidade da Embraer: a empresa anunciou que será iniciada a produção de seu primeiro “carro voador” no Brasil! No dia 20 de julho, aniversário de Santos Dumont, a Eve Air Mobility (Eve) e a Embraer anunciaram que a primeira fábrica a produzir o “carro voador”, fruto da parceria, será localizada em Taubaté, interior de São Paulo.
O carro voador é um avanço à sustentabilidade
A novidade consiste em uma aeronave elétrica que decola e pousa verticalmente (eVTOL). Voa de forma rápida e sem difusão de poluentes, tem mais rotores que um helicóptero e acomoda até quatro passageiros.
A montagem do primeiro protótipo deve ser iniciada até o fim deste ano, com previsão de realização de testes em 2024 e certificação do veículo até 2026. Terá foco em viagens curtas, dentro da mesma cidade ou para municípios próximos, com distância de até 100 quilômetros. O objetivo não é só avançar na luta pela redução das emissões de carbono no setor da aviação, mas também diminuir o tempo em deslocamentos.
No site da Eve Air Mobility é possível fazer simulações de rotas, definindo o ponto de partida e chegada, e comparar o tempo gasto no percurso e a emissão de gases entre o eVTOL e um carro a combustão comum. Um trajeto de 90 minutos de carro, por exemplo, emitiria cerca de 163kg de poluentes, enquanto esse mesmo itinerário seria feito em 19 minutos por um eVTOL, com emissão operacional de 0kg.
Com o novo produto, a Embraer e a Eve Air Mobility chamam a atenção para a inovação sustentável, que se alia ao desejo de aumentar a competitividade em eficiência no setor. Isso se alinha aos planos da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), que até 2050 pretende eliminar as emissões de carbono na atmosfera. A ideia está alinhada também ao Acordo de Paris sobre mudança climática firmado em 2015, no qual se busca diminuir cada vez mais a quantidade de poluentes expelidos de aeronaves e transportes marítimos.
Produção no Brasil
Em parceria com a Porsche Consulting desde maio de 2022, a Eve buscou unir o know-how de ambas as empresas, com conhecimentos automotivos e aeronáuticos. Assim, visava-se alcançar avanços nos processos de fabricação e industrialização de aeronaves eVTOL e então, possibilitar uma expansão a nível global com segurança e eficiência. Essa junção levou ao desenvolvimento de pesquisas em manufatura inovadora e agora, no investimento na primeira fábrica para produção destes novos “carros voadores”.
A planta industrial será uma ampliação de uma unidade já existente da Embraer em Taubaté (SP). Segundo a fabricante, a localização é estratégica devido à proximidade com duas rodovias e uma ferrovia, além de ser próxima da sede em São José dos Campos e do time de recursos humanos e engenharia da Eve.
Apesar disso, as empresas informaram que a ampliação da fábrica já existente da Embraer para abraçar a produção dos eVTOL ainda precisa passar por aprovação de autoridades ambientais do estado de São Paulo.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!