UAI

Semana dos carros antigos começa em BH; confira a programação

Prefeito sancionou nova lei para celebrar os carros antigos na capital

Publicidade
Procissão com carros antigos está marcada para acontecer amanhã (15) na capital mineira
Procissão com carros antigos está marcada para acontecer amanhã (15) na capital mineira Foto: Procissão com carros antigos está marcada para acontecer amanhã (15) na capital mineira

Na quinta-feira passada (10), o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), sancionou uma nova lei para a criação da "Semana Municipal do Antigomobilismo". A medida foi publicada no Diário Oficial do Município e destinará, a partir deste ano, toda a semana do dia 15 de agosto (dia que já é, inclusive, feriado na capital) à celebração dos carros antigos em BH.

O autor do PL, de numeração 11.562/2023, foi o vereador Bruno Miranda (PDT), que comemorou a aprovação do projeto pelo prefeito, afirmando que a nova data comemorativa valoriza um movimento muito importante da capital mineira, o do antigomobilismo. Segundo Miranda, os eventos de carros antigos, já frequentes por aqui, atraem turistas e geram incremento na economia da cidade.

Sendo assim, o objetivo da Semana Municipal do Antigomobilismo é reforçar ainda mais esta tradição em BH, "divulgando para a sociedade o importante trabalho realizado por uma geração que preserva o estilo dos carros antigos e resgatando a história dos carros de época, suas cores, originalidade e os passeios". A ideia pretende, sobretudo, manter viva a história, memória e a cultura desses veículos.

Primeira Semana do Antigomobilismo já tem programação na capital

Em BH, o dia 15/8 já é feriado municipal consagrado pela Igreja Católica como o "Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem", santa padroeira da capital mineira. Agora, com a criação da Semana Municipal do Antigomobilismo, a programação do feriado contará, também, com evento de carros antigos.

Sendo assim, amanhã (15), está prevista uma procissão de veículos na igreja da Boa Viagem, na região Região Centro-Sul de BH. Um dos carros antigos irá, inclusive, transportar monumento da Nossa Senhora da Boa Viagem. Além disso, no local, serão realizadas também missas e atividades culturais e gastronômicas.

Placa preta para identificar carros antigos

No Brasil, os carros antigos com mais de 30 anos e com alto índice de originalidade são identificados com a placa veicular preta. A identificação serve para sinalizar que o veículo é histórico e/ou colecionável.

Em Minas Gerais, os carros com placa preta têm direito à isenção do IPVA. Em outros estados, porém, isso não é garantido e costuma variar.

De acordo com o último levantamento do Ministério dos Transportes, divulgado em dezembro de 2022, Belo Horizonte tem cerca de 2,6 milhões de veículos (entre carros, motos e caminhões). Dentre estes, 222.740 (ou 8,57%) têm 30 anos ou mais e podem receber a placa preta se conservarem suas características originais.