Nos dias atuais, onde o celular se tornou um dispositivo praticamente imprescindível nas rotinas das pessoas, a maioria dos carros precisa ser equipada com uma boa central multimídia, que permita a conectividade do veículo com o smartphone do proprietário. Por isso, ouvir que a Chevrolet (mais especificamente a GM) quer remover o Apple CarPlay e o Android Auto de seus modelos é um tanto quanto estranho.
Primeiramente, é importante lembrar que esses dois sistemas possibilitam que tanto o iPhone (no caso do Apple CarPlay) quanto o Android (no caso do Android Auto) sejam emparelhados com a central multimídia. Assim, a tela do celular fica espelhada na do carro e os ocupantes conseguem usufruir diversos aplicativos do smartphone.
E sim, a Chevrolet planeja eliminar gradualmente essas tecnologias em seus futuros novos carros, especialmente nos elétricos. O motivo? A marca pretende migrar para sistemas multimídia integrados e desenvolvidos em parceria com o Google.
Dessa forma, a ideia é que os recursos de infoentretenimento estejam acoplados aos de direção, como os de assistência ao motorista, por exemplo.
"Temos muitos novos recursos de assistência ao motorista chegando que são mais estreitamente acoplados à navegação. Não queremos projetar esses recursos de forma que dependam de uma pessoa ter um telefone celular"
Mike Hichme, diretor executivo de experiência em cockpit digital
A GM trabalha com o Google desde 2019 para desenvolver as bases de software para sistemas de infoentretenimento mais integrados a outros sistemas do veículo.
Segundo a fabricante, os futuros compradores dos novos carros da marca terão acesso ao Google Maps, Google Assistant (aplicativo de comando de voz), Spotify, dentro de outros muitos serviços os quais são acessados hoje via smartphones.
E a primeira "vítima" dessa mudança, ao que tudo indica, será o novo Chevrolet Blazer 2024, que chegará em breve ao Brasil.
O novo sistema da Chevrolet poderá ser pago
Segundo Mary Barra, CEO da General Motors, a empresa planeja lucrar uma receita anual de US$ 20 bilhões a US$ 25 bilhões com serviços de assinaturas até 2030.
Isso significa que o novo sistema multimídia da fabricante, possivelmente, será pago pelos usuários, que deverão assinar o mesmo para ter acesso.
Segundo a agência de notícias Reuters, os novos elétricos da Chevrolet incluirão uma assinatura gratuita de oito anos para o uso do Google Maps e Google Assistant. Porém, outras funções, que atualmente são gratuitas, como streamings de música, poderão ser cobradas
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