Com o trânsito cada vez mais apertado e as vagas de estacionamento sumindo do mapa, ter um carro grande, como um SUV ou picape, não é das melhores ideias. Na Europa, a tendência pelos veículos compactos e subcompactos não é novidade, mas está mais acentuada, como pode ser conferido no Salão de Genebra, que será aberto para o público hoje, na Suíça.
Ser compacto não quer dizer que o carro é simples ou de entrada - pelo menos no Velho Continente. Os pequenos por lá têm acabamento premium e visual refinado. O que os consumidores procuram é a praticidade garantida pelo pouca área que o carro ocupa. Também não espere grandes motorizações (até porque não cabe sob o capô). A onda do downsizing é colocar muitos cavalos em poucas cilindradas fazendo uso de turbos e injeção direta de combustível.
Fizemos uma seleção dos modelos novos e/ou reestilizados que estão roubando a cena no evento suíço. Eles não devem pintar nas ruas brasileiras - pelo menos por enquanto. Mas vale a pena conferir a beleza dos pequenos.
Confira alguns dos subcompactos expostos em Genebra:
Renault Twingo
Peugeot 108
Nissan Juke
Toyota Aygo
Fiat Panda Cross