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Carros de tiozão? Sim: a terceira idade pira nesses 10 modelos

Alguns automóveis parecem ter maior poder de atração para motoristas "experientes"

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Toyota Corolla é
Toyota Corolla é "carro de tiozão" há várias gerações Foto: Toyota Corolla é "carro de tiozão" há várias gerações

Um automóvel pode ser cheio de qualidades, mas, se não transmitir alguma ideia de esportividade, pode acabar ganhando uma pecha: o de carro de tiozão. Geralmente, modelos rotulados dessa maneira pelo mercado têm design conservador e, quase sempre, são sedans.

10 carros de tiozão

Com base nesses critérios, o VRUM elaborou uma relação de 10 carros de tiozão vendidos no Brasil ao longo das últimas décadas. Confira o listão!

1- Toyota Corolla

Toyota Corolla XEi Flex 2009 prata de frente
Toyota Corolla não pode ficar fora de uma lista de carros de tiozão

Carro de tiozão é pouco: o sedan da Toyota tem fama de seduzir compradores de idade ainda mais avançada, tanto que ele ganhou o apelido de "Vovôrolla". O modelo atual ainda tem visual e dirigibilidade mais interessantes, mas as gerações passadas eram extremamente conservadoras.

Testamos a atual geração do Toyota Corolla, na versão Altis Hybrid: assista ao vídeo!

https://youtu.be/mrAY605CrsE

2- Nissan Sentra

Nissan Sentra 2014 azul de frente em movimento
Publicidade do Nissan Sentra tentou transmitir ideia de juventude, mas sem sucesso

A Nissan tentou com todas as forças desvincular o Sentra da imagem de carro conservador: lembra do jingle "não tem cara de tiozão"? De nada adiantou. A verdade é que o modelo sempre teve um design tradicional, bem como um público-alvo, digamos, maduro... Porém, a nova geração, mais estilosa e tecnológica, que chegará ao país em março, talvez possa, enfim, mudar essa imagem.

3- Peugeot 408

Peugeot 408 prata de frente em movimento
Peugeot 408 teve trajetória apagada no Brasil

Num passado relativamente recente, a Peugeot se aventurou no segmento de sedans médios com o 408. Ele tinha algumas boas características técnicas, como o espaço interno generoso e o desempenho, no caso das versões equipadas com motor 1.6 turbo. Contudo, o estilo sem ousadia da carroceria acabou condenando-o a ser carro de tiozão.

4- Ford Versailles

Ford Versailles Ghia 1996 de frente
Fruto da Autolatina, Ford Versailles mirava em compradores mais conservadores que os do "irmão" Volkswagen Santana

Nós até pensamos em incluir um outro modelo da Ford: o Del Rey. Mas o caso é que esse sedan, do alto de toda a sua caretice, acabou conquistando um status de cult nos dias atuais. Já o Versailles segue apagado. Lançado na época da Autolatina, tinha projeto baseado no do Volkswagen Santana, mas o público-alvo era mais conservador. Um carro legitimamente criado para o consumidor tiozão, portanto.

5- Renault Logan

Renault Logan 2013 bege de frente estacionado
Renault Logan era compra sem emoção, principalmente na primeira linhagem

Tudo bem, a primeira geração do Renault Logan tinha justificativa para o visual pouco arrojado: restrições orçamentárias. O para-brisa servia ainda como vidro traseiro e, inicialmente, os retrovisores também eram os mesmo nas duas laterais. Era o típico automóvel que apelava à razão, e não à emoção. A segunda safra trazia estilo mais harmônico, mas não abandonou o apelo à relação custo/benefício.

6- Chevrolet Cobalt

Chevrolet Cobalt 2012 azul de frente estacionado
Chevrolet Cobalt tinha ótimo espaço interno, mas visual era controvertido, especialmente antes de sofrer reestilização

A proposta do Chevrolet Cobalt era semelhante à do Logan: um sedan espaçoso e acessível, mas sem arroubos de design. O modelo chegou ao mercado com um estilo bastante controvertido, porém ganhou linhas mais harmônicas após uma reestilização. Nem assim, entretanto, deixou de ser carro de tiozão.

7- Volkswagen Polo Classic

Volkswagen Polo Classic vermelho de frente estacionado
Substituto do Voyage não chamava atenção pelo design

Substituto do Voyage na virada do século, o Polo Classic tinha aparência sisuda já naquela época. Importado da Argentina, o sedan compacto conseguiu bons resultados comerciais no país de origem, mas nunca decolou no Brasil.

8- Hyundai Azera

Hyundai Azera 2011 prata de frente estacionado
Hyundai Azera tinha design um tanto genérico

Eis um carro para o tiozão endinheirado, ao menos quando era novo. O Hyundai Azera desembarcou no país com preço agressivo diante da concorrência e bom desempenho, graças ao motor 3.0 V6. Todavia, nem por isso tinha comportamento esportivo, devido ao peso elevado, à suspensão macia e ao câmbio lento. Isso, sem falar no design, que não desagradava, mas passava longe de seduzir.

9- Honda Accord

Honda Accord V6 de frente estacionado
Honda Accord é opção mais sóbria em relação ao Civic

Concorrente direto do Corolla, o Civic conseguiu construir uma imagem um pouco mais jovem e esportiva. Por sua vez, o maior sedan da marca, o Accord, não esconde a proposta conservadora. O modelo desembarcou no país com diferentes opções de motorização: a última geração tinha propulsão híbrida.

10- Volvo 850

Volvo 850 sedan vermelho de frente estacionado
Mesmo para um sedan de luxo, Volvo 850 exagerava na sisudez

Houve uma época em que os automóveis da Volvo eram reconhecidos pela qualidade e pela segurança, mas não pelo design. O último dos últimos representantes desse período foi o sedan 850: era luxuoso, rápido, estável e confortável, porém bonito? Talvez aos olhos dos compradores de carros tiozões...