UAI

Carros elétricos podem ter uso restrito na Suíça devido à crise energética

Potencial energético do país reduz no inverno, enquanto demanda aumenta. Conflito entre Rússia e Ucrânia agrava a situação

Publicidade
Qual seria o cheiro de carro elétrico?
Qual seria o cheiro de carro elétrico? Foto: Qual seria o cheiro de carro elétrico?

A chegada do inverno acirrou a crise energética vivida pela Europa, consequência dos embargos mútuos impostos pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. Nesse cenário, a Suíça já ligou o sinal amarelo para os carros elétricos. De acordo com o Auto Evolution, o país já tem um plano para restringir o uso desses veículos, parte de um pacote para economizar energia.

Em uma primeira fase, a emergencial, as medidas adotadas seriam a redução do horário de funcionamento das lojas, o limite de 20 graus Celsius na climatização das edificações e o desligamento total da calefação nas casas noturnas.

Carros elétricos só para o uso essencial

A restrição ao uso dos carros elétricos seria o ápice dessa primeira fase. Assim, esses veículos poderiam ser usados apenas em caráter essencial. A explicação é simples: menor uso do carro, menos recargas e menos demanda do sistema elétrico suíço durante o inverno.

Porém, ainda não está claro como as restrições aos carros elétricos serão aplicadas durante o inverno, tampouco quem vai determinar qual viagem é essencial ou não. A publicação faz alusão aos bloqueios implementados em diversas partes do mundo durante a pandemia da Covid-19.

Suíça pode ter medida ainda mais rigorosa

Mas, a Suíça tem um plano ainda mais rigoroso que a restrição do uso dos carros elétricos. Na fase de crise, as restrições pode chegar a afetar o funcionamento dos serviços de streaming e jogos, além do desligamento das luzes de Natal e no fechamento das instalações esportivas e de lazer.

Segundo o Auto Evolution, 60% da energia utilizada pela Suíça é hidrelétrica. Porém, esse potencial depende do degelo durante a primavera e o verão. Por esse motivo, o país perde esse potencial no inverno, o obrigando a comprar energia da Alemanha e da França.

Com a crise energética afetando a Europa, esse reforço é incerto e promete ser caro. Não será surpresa se outros países daquele continente também estabeleçam medidas para economizar energia, incluindo a restrição ao uso dos carros elétricos.

https://www.youtube.com/watch?v=TU4o08rWp2s