(AFP)
Os carros japoneses são os mais eficientes na hora de respeitar o meio ambiente, muito à frente dos construtores alemães, que ficaram para atrás nesse âmbito, revela um estudo aprsentado nesta quarta-feira pelo clube Automobilístico VCD.
Com modelos econômicos em combustível e que limitam as emissões de gases poluentes, além de serem poucos barulhentos, Honda, Toyota, Daihatsu e Mazda encabeçam a classificação estabelecida pelo VCD, que se define como uma alternativa ecológica frente ao maior clube automobilístico da Alemanha, o ADAC.
Os carros japoneses aparecem em sete dos dez primeiros lugares da lista. Só um veículo alemão, um Volkswagen - o VW Polo Blue Motion - e dois franceses - Citroën C1 1.0 Advance e a Peugeot 107 Petit Flou 70 - conseguiram ficar entre os dez melhores. Os japoneses se destacam nos veículos compactos e familiares, equipados com motores híbridos.
No entanto, o VCD observou progressos entre os construtores alemães, que começam a desenvolver modelos menos poluentes, apesar de continuarem fabricando limusines, que consomem muito combustível.
Dos 350 veículos testados, o clube recomenda 71 cujas emissões de dióxido de carbono não superam as 140 gramas por quilômetro. A Comissão Européia quer reduzir este nível abaixo dos 120 gramas como média antes de 2012.