As indústrias automobilísticas da Argentina e do Brasil têm muito em comum: afinal, os dois são importantes parceiros comerciais, graças ao acordo do Mercosul. Praticamente todos os modelos de veículos produzidos aqui são exportados para lá, e vice-versa. Porém, o ranking de emplacamentos desses mercados é distinto, com liderança do Fiat Cronos e de carros da Toyota no país vizinho.
Os números do último mês de novembro confirmam essas diferenças. Enquanto a caminhonete Strada e o Hyundai HB20 disputam a liderança de vendas no Brasil, o Fiat Cronos é, disparado, o carro mais emplacado na Argentina. Esse fato comprova uma espécie de tradição local, já que os hermanos sempre gostaram de sedãs compactos
Outros carros dignos de nota são os da Toyota. A lista dos 10 carros mais vendidos do país inclui nada menos que quatro modelos da marca japonesa, entre os quais o Etios, que não é mais comercializado por aqui, e o Yaris, que tem participação discreta no mercado brasileiro. Confira o ranking:
Carros mais vendidos na Argentina Unidades emplacadas (de janeiro a novembro de 2022) 1- Fiat Cronos 37.363 2- Peugeot 208 24.672 3- Toyota Hilux 22.881 4- Volkswagen Amarok 20.141 5- Toyota Etios 16.946 6- Chevrolet Cruze 14.594 7- Toyota Yaris 13.619 8- Renault Kangoo 13.396 9- Ford Ranger 12.196 10- Toyota Corolla Cross 11.842
Já testamos o Fiat Cronos, carro mais vendido na Argentina: assista ao vídeo!
- Acompanhe o VRUM também no Youtube e no Dailymotion!
Mais diferenças
Curioso notar que, na lista, há um único SUV, tipo de veículo que caiu no gosto do consumidor brasileiro: o Corolla Cross. Esse modelo, aliás, vende bem também por aqui, assim como a caminhonete Hilux, outro dos carros da Toyota que obtêm bom desempenho comercial na Argentina.
Por fim, cabe destacar ainda a presença de Peugeot 208, Volkswagen Amarok e Chevrolet Cruze, que estão bem posicionados no ranking da Argentina, mas têm vendas pouco expressivas por aqui. Há ainda o Renault Kangoo, cuja atual geração sequer é importada para o Brasil.
Fiat Cronos e carros da Toyota dominam mercado expressivo
Atualmente, a Argentina é o terceiro maior mercado consumidor de veículos zero-quilômetro da América do Sul, atrás de Brasil e Chile. Assim, os números são expressivos, com um total de 362.333 emplacamentos entre janeiro e novembro de 2022.
Naturalmente, o Brasil, que tem uma extensão territorial aproximadamente três vezes maior e uma população mais de quatro vezes superior às do país vizinho, soma mais emplacamentos. Por aqui, foram comercializados 1.780.873 veículos, entre automóveis e comerciais leves, nos 11 primeiros meses de 2022.