A legislação brasileira não permite que carros usados sejam importados de outros países. Só podem ingressar em território nacional veículos novos, nunca emplacados, ou então com pelo menos 30 anos de fabricação: nesse caso, eles se enquadram na categoria de antigos. E a boa notícia é que existem modelos muito interessantes que completarão essa idade em 2023.
Carros importados usados que poderão ser importados em 2023
As opções são tantas que renderam até um listão. A má notícia é que, ao serem importados, esses carros usados não ficarão baratos. Afinal, o interessado precisa arcar com os custos do transporte e com a tributação aduaneira. Vai do tamanho do sonho e do bolso do comprador.
1- Chevrolet Camaro
Para quem gosta de muscle cars, a pedida para 2023 é o Chevrolet Camaro de quarta geração. Produzido entre 1993 e 2002, o modelo exibe um belo design arredondado, típico da época. Há duas opções de carrocerias: cupê e conversível.
Já que a ideia é ter um muscle car, melhor trazer a versão Z28, equipada com motor 5.7 V8. Mas o 3.4 V6 da configuração de entrada não faz feio quando o assunto é desempenho. Alguns exemplares do Chevrolet Camaro dessa safra chegaram a ser importados ao Brasil quando eram novos, de maneira independente, mas não é fácil encontrar esses carros, agora usados, no mercado.
Curte as gerações mais novas do Camaro? Então assista ao vídeo e conheça o Conversível de 2014:
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!
2- Alfa Romeo GTV
Que tal um cupê italiano com design assinado pelo estúdio Pininfarina e o tradicionalíssimo cuore sportivo na dianteira? Se você gostou da ideia, o Alfa Romeo GTV é o carro usado (ou melhor, antigo) a ser importado em 2023. No primeiro ano de produção, existiam apenas duas opções de motores: 2.0 de quatro cilindros ou 2.0 V6 turbo.
Quem importar um GTV terá um carro exclusivíssimo. Afinal, a Alfa Romeo chegou a comercializar no Brasil o Spyder (da mesma série 916), mas nunca trouxe o cupê, que chegou a ser eleito o carro com o melhor design do mundo pela publicação Car Magazine.
3- Lotus Esprit S4
Eis um dos esportivos mais interessantes da história da Lotus. O primeiro Esprit data de 1976, mas a Série 4, ou simplesmente S4, só chegou em 1993, com atualizações no design, originalmente assinado por Giorgetto Giugiaro. A mecânica também recebeu aprimoramentos.
Em 1993, o motor é um 2.2 turbo: o mítico 3.5 V8 só chegou três anos depois. Ainda assim, o desempenho do Esprit é bastante esportivo, graças ao baixo peso, que é uma das tradições da Lotus. Não faltam bons motivos para adquirir um carro importado usado desses!
4- Nissan Skyline
Achar um Nissan Skyline à venda, mesmo no exterior, não é tão fácil assim. Porém, quem conseguir encontrar um exemplar e tiver condições de adquirí-lo, poderá trazê-lo ao Brasil. No ano de 1993, ocorreu o lançamento da nona geração (R33).
O modelo mais cobiçado da gama é o Coupé, equipado com o motor 2.5 turbo de seis cilindros em linha. Quem fizer questão da configuração GT-R terá que esperar mais um pouco, pois a nona geração só ganhou essa opção em 1995.
5- Toyota Supra
Outro usado importado para quem é fã tanto de esportivos japoneses quanto dos carros da franquia Velozes e Furiosos é o Toyota Supra. O cupê nem precisa dos equipamentos da onda tunning para ficar bonito; isso porque a quarta geração, que estreou em 1993, é justamente a mais acertada quando o assunto é visual.
Tampouco é necessário otimizar a performance do Toyota Supra, que já vem de fábrica com um motor 3.0 de seis cilindros em linha, em configurações de aspiração natural ou sobrealimentada por dois turbos. Sem dúvida, o modelo já é um clássico da década de 1990.
Carros usados importados mais convencionais
Você achou os modelos da lista exóticos demais? Pois então pode continuar a leitura, pois há, como bônus, duas opções mais convencionais. Afinal, os automóveis do dia-a-dia também conquistam entusiastas, certo? Confira!
Bônus 1- Fiat Punto
A primeira geração do Fiat Punto marcou época. Na Europa, obteve ótimos números de vendas e ainda recebeu o prêmio de carro do ano. O modelo original nunca esteve no mercado brasileiro, mas o design, criado por Giorgetto Giugiaro, inspirou o Palio nacional.
Desde o lançamento, em 1993, o Punto já tinha a opção de um performático motor 1.4 turbo. Entretanto, havia apenas a carroceria hatch, com duas ou quatro portas. A bela configuração Cabrio só chegou ao mercado europeu um ano depois.
Bônus 2- Volkswagen Golf Variant
Você já deve ter visto por aí vários exemplares do Golf de terceira geração, mas sempre com carroceria hatch, certo? Esses carros foram importados regularmente pela Volkswagen e, hoje, não é difícil achá-los à venda, como usados. Mas a perua da gama passou longe do Brasil.
A terceira geração do Golf, inclusive, foi a primeira a ter a configuração Variant, que chegou ao mercado justamente em 1993. São várias as opções de motorização, incluindo unidades 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0. A perua teve também o fogoso propulsor VR6, mas só a partir de 1994, associado a um sistema de tração integral.