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Carros mais ultrapassados: veja os 5 'velhinhos' do mercado

Eles já estão há pelo menos uma década sem grandes mudanças, e alguns ainda devem permanecer assim por bastante tempo

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Saveiro é a única picape cabine dupla do mercado que ainda tem só duas portas
Saveiro é a única picape cabine dupla do mercado que ainda tem só duas portas Foto: Saveiro é a única picape cabine dupla do mercado que ainda tem só duas portas

Existem carros à venda nas concessionárias que, apesar de serem novos como mercadorias, estão bem velhos em termos de projeto. Muitos deles acumulam mais de uma década de mercado sem modificações mais profundas, à base apenas de retoques no design ou de determinados aperfeiçoamentos técnicos. E eles são tantos que renderam até um listão!

Conheça os carros zero-quilômetro mais velhos do país

O VRUM mostra, então, quais são os carros novos mais "velhos" do Brasil. O critério adotado é o ano de lançamento da geração atual, quando os veículos ganharam carrocerias inteiramente reprojetadas. Confira!

1- Volkswagen Saveiro

Volkswagen Saveiro Robust branca de frente estacionada
Saveiro é o carro mais velho do mercado brasileiro

  • Atual geração está no mercado desde: 2009

O inglório título de campeã entre os "carros velhos" do Brasil ainda em produção é da Volkswagen Saveiro: lá se vão nada menos que 14 anos desde que a atual geração chegou ao mercado, em 2009. Isso, sem falar que a caminhonete tem projeto derivado do já extinto Gol "G5" que, por sua vez, data de 2008. É a picape mais ultrapassada do país, até mesmo se a conta incluir os modelos médios.

De 2008 para cá, as atualizações da Saveiro resumiram-se a duas reestilizações, em 2013 e em 2016, que praticamente ficaram restritas à dianteira: essa última trouxe ainda um novo painel. Em 2022, o motor EA-211, com 16 válvulas, passou a ser padrão na gama. Mas a idade do projeto fica evidente na configuração cabine dupla, que ainda tem só duas portas, e na adoção de direção hidráulica, em vez da elétrica.

Nos próximos dias, a Volkswagen Saveiro ganhará outra reestilização, mais uma vez restrita à dianteira. As concorrentes são bem mais jovens: a atual Fiat Strada é de 2020, e a Montana, do fim do ano passado. Até mesmo a Renault Oroch, que não é primor algum quanto à modernidade, data de 2015.

2- Chevrolet Spin

Chevrolet Spin; para matéria de carros automáticos mais baratos do Brasil em 2023.
Spin ganhará atualização no ano que vem, mas manterá projeto-base

  • Atual geração está no mercado desde: 2011

O Spin chega a destoar do restante da linha Chevrolet. Isso, porque o portfolio de produtos do fabricante está, de modo geral, bastante atualizado: as atuais gerações de Onix, Tracker e Montana, por exemplo, ainda são jovens, com pouco tempo de mercado. Já o monovolume está entre os carros mais velhos do mercado, com mais de uma década de idade (e ainda contando)...

Durante todo esse período, o Chevrolet Spin sofreu só uma reestilização, em 2018. Mesmo assim, as mudanças foram apenas cosméticas e ficaram restritas à dianteira e à traseira. Cerca de um ano antes, ocorreram as únicas atualizações mecânicas, que se restringiram à adoção de direção elétrica e a uma versão mais eficiente do motor 1.8 (cujas origens ainda remetem ao extinto Corsa).

No ano que vem, o Chevrolet Spin deverá ganhar mais uma reestilização, novamente restrita à dianteira e à traseira. Ao menos, o monovolume deve estrear um novo painel e a opção de um motor de três cilindros turbo. Toda essa morosidade deve-se à falta de um concorrente direto. Mas isso vai mudar: em 2024, chegará ao país o Citroën C3Aircross, com sete lugares e preços em patamares semelhantes.

3- Fiat Fiorino

Fiat Fiorino 2024 branco de frente estacionado
Sem concorrentes, Fiorino não deve mudar tão cedo

  • Atual geração está no mercado desde: 2013

Já se passaram quase dois anos desde que o Fiat Uno saiu de linha no Brasil. Porém, o Fiorino, derivado do hatch, segue firme no mercado. O furgão até passou por uma reestilização em 2021, que incluiu a adoção de um novo painel (igual ao da caminhonete Strada), embora nenhuma das chapas da carroceria tenha sido alterada.

Na parte mecânica, porém, o furgão entrega a idade. O motor ainda é o 1.4 Fire, que agrada aos frotistas pela robustez, mas não pelo consumo de combustível. E a direção permanece com assistência hidráulica, que demanda manutenções periódicas para troca de fluido, em vez de elétrica.

Por enquanto, não há novas previsões de evolução para o furgão, até porque ele não tem concorrentes diretos. O único modelo semelhante na mesma faixa de preço é o Partner Rapid, que, na verdade, é o mesmíssimo veículo: afinal, Fiat e Peugeot integram o Grupo Stellantis. Ao que parece, o Fiorino deve permanecer na lista de carros velhos por um bom tempo.

4- Renault Logan

Renault Logan cinza de frente
Renault Logan está em fim de carreira e não terá sucessor

  • Atual geração está no mercado desde: 2013

O atual Logan está no mercado brasileiro desde 2012, mas, caso a data considerada fosse a do lançamento global, a situação seria ainda pior: afinal, a estreia no exterior ocorreu em 2012. Nesse ponto, vale lembrar que Volkswagen Saveiro, Chevrolet Spin e Fiat Fiorino têm concepção nacional, ao contrário do sedan da Renault.

Seja como for, o fato é que a atual geração está há uma década sem grandes atualizações. Durante esse período, o Logan teve apenas duas novidades relevantes: em 2016, vieram os motores 1.0 e 1.6 da linha SCe, acompanhados de um sistema eletro-hidráulico de assistência para a direção, e, em 2019, ocorreu uma leve reestilização. E só.

Esquecido tanto pela Renault quanto pelos consumidores, o Logan está em fim de carreira. A produção na unidade industrial de São José dos Pinhais (PR) não deve passar deste ano. O modelo se despedirá do mercado sem deixar sucessor direto e deverá ser o último sedan da marca francesa no país.

5- Renault Stepway

Renault Stepway 2023 cinza de frente estacionado
Renault Stepway é uma derivação do Sandero

  • Atual geração está no mercado desde: 2014

Inicialmente, o Stepway era a versão com proposta aventureira da gama Sandero. Porém, acabou ganhando status de modelo independente. Estratégias de marketing à parte, a questão é que o lançamento da atual geração no Brasil ocorreu em 2014, mas a estreia global data de 2012, junto com a do Logan: natural, já que tanto o hatch quanto o sedan são frutos do mesmo projeto.

Justamente devido às similaridades quanto à concepção, a trajetória do Stepway é bem parecida com a do Logan. O modelo ganhou os motores 1.0 e 1.6 da linha SCe e um sistema eletro-hidráulico de assistência para a direção em 2016, ao passo que a única reestilização ocorreu em 2019. Desde o ano passado, a Renault não fabrica mais o Sandero, apenas o derivado aventureiro.

Tal qual o Logan, o Stepway também está com os dias contados. A grande diferença entre esses dois carros velhos está nas perspectivas de futuro, já que, ao contrário do sedan, o aventureiro terá sucessor. Trata-se de um mini-SUV da Renault, com proposta semelhante ao do Fiat Pulse, baseado na nova geração do Sandero, que já roda na Europa, mas com modificações específicas para o mercado local.

E as caminhonetes médias? São carros velhos?

Muitas das caminhonetes médias à venda no Brasil acumulam cerca de uma década de mercado nas atuais gerações. Portanto, estão na mesma faixa etária dos demais "carros velhos" enumerados no listão. As mais jovens são a Mitsubishi L200, lançada em 2017, e a Nissan Frontier, que data de 2016. Confira quais são as mais antigas:

  • Volkswagen Amarok: lançamento em 2010; reestilização em 2016; novo motor em 2018
  • Chevrolet S10: lançamento em 2012; reestilizações em 2016 e em 2020
  • Ford Ranger: lançamento em 2012; reestilizações em 2016, em 2019 e em 2023, sendo a última acompanhada de novos motores
  • Toyota Hilux: lançamento em 2015; reestilização em 2020