Em meio a tantos carros camuflados que têm circulado pelas ruas de Belo Horizonte, não poderíamos imaginar que encontraríamos um estacionado bem próximo ao prédio da firma. É o que se pode chamar de: “O segredo bate à sua porta”. E desta vez não era da Fiat e nem Jeep. Trata-se do novo Chery Tiggo 8 Plus, uma versão mais sofisticada do SUV de sete lugares, que foi flagrado pelo repórter-fotográfico Gladyston Rodrigues. A camuflagem não permite ver claramente as modificações de estilo do modelo, mas na parte inferior do para-choque sensores e radares indicam a presença de sistemas de auxílio à condução. O SUV será uma das novidades que a marca chinesa promete para o mercado brasileiro ainda este ano.
A Caoa Chery está investindo pesado no Brasil e, recentemente, anunciou que prepara cinco novos modelos que serão comercializados por aqui. Um deles seria o Tiggo 3X, produzido na fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo. Outro modelo que já está em testes em várias regiões do país é o Tiggo 8 Plus, o SUV de sete lugares que na China é vendido junto com o Tiggo 8.
Os modelos têm algumas semelhanças, mas também trazem diferenças. O Tiggo 8 Plus é visivelmente mais sofisticado, com a grade dianteira maior e faróis full LED mais estreitos. Na traseira foi mantido o defletor de ar na parte superior da tampa do porta-malas, que traz um novo desenho e passa a abrigar a placa de identificação do modelo, antes alojada no para-choque.
DUAS TELAS Mas a diferença principal está no interior do SUV, que apesar de manter a configuração de sete lugares, traz acabamento mais sofisticado, com bancos dianteiros volumosos e abas laterais no assento e encosto. O painel mantém as linhas retas e detalhes em couro, mas traz duas telas finas, cada uma de cerca de 12 polegadas, uma colada na outra. Uma das telas é o painel de instrumentos, totalmente digital, que perde a cobertura de plástico convencional. A outra é do sistema multimídia, tátil, com todos os recursos para conexão com o smartphone e algo mais.
AUXÍLIO À CONDUÇÃO No Tiggo 8 Plus quando o motorista aciona a seta para a direita, aparece na tela do sistema multimídia a imagem do carro e a lateral, indicando se tem algum carro ao lado na hora de fazer a conversão. Além disso, na parte inferior do para-choque dianteiro do Tiggo 8 Plus camuflado estavam visíveis sensores e radares, indicando a presença do ACC, com piloto automático adaptativo e sistema de frenagem de emergência. Mas, além disso, o Tiggo 8 Plus deve trazer outros sistemas de auxílio à condução.
O console do carro é alto e largo, semelhante ao do Tiggo 8, com a pequena alavanca de câmbio no estilo joystick, freio de estacionamento eletrônico, tecla do sistema start/stop e carregador de celular por indução, sem fio. O modelo tem ainda ar-condicionado digital, que nessa versão deve ser dual zone.
MOTOR O Tiggo 8 Plus será equipado com o motor 1.6 turbo, associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. No Tiggo 8 o motor é o mesmo, porém, a gasolina, com 187cv e torque de 28kgfm. Especula-se que no Tiggo 8 Plus o propulsor possa vir com a tecnologia flex, com a potência passando dos 190cv. São detalhes que serão revelados no lançamento do modelo, previsto para o segundo semestre. Se o Tiggo 8 é vendido no Brasil a partir de R$ 179.990, a expectativa é de que o Tiggo 8 Plus tenha preço superior a R$ 200 mil.