Prometidos para o Brasil no ano passado, os elétricos Chevrolet Blazer e Equinox têm, agora, data de chegada revelada. A montadora acaba de anunciar que, já em meados do ano que vem, os modelos estarão disponíveis no mercado brasileiro.
Ambos lançamentos estarão dentro do investimento de US$35 bilhões da montadora, que pretende, com a verba, desenvolver 30 novos carros elétricos globalmente.
Nova plataforma Ultium
Os EVs Blazer e Equinox estrearão no Brasil a mais recente plataforma Ultium da Chevrolet. Segundo a marca, ela inaugura uma nova geração, ainda mais avançada, de veículos zero emissão, desde SUVs e picapes até carros compactos.
“Nosso plano é iniciar a oferta do Blazer EV e a do Equinox EV por volta de meados do próximo do ano, logo após o lançamento dos modelos nos Estados Unidos. A marca Chevrolet tem avançado muito em prestígio e admiração junto ao consumidor brasileiro porque tem uma linha de produtos altamente tecnológica e alinhada com o que disponibilizamos de melhor no mundo.”
Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
De acordo com a Chevrolet, o Brasil - e a América do Sul como um todo - têm alto potencial para se tornarem um polo para produção e exportação de tecnologias e veículos elétricos. Isso se deve às condições adequadas que temos aqui, as quais incluem matéria-prima para confecção de baterias, engenharia qualificada, parque industrial bem desenvolvido e matriz elétrica concentrada em fontes renováveis.
A Chevrolet afirmou também que, além do Blazer e Equinox, outros modelos elétricos já estão sendo estudados para o mercado local.
Chevrolet Blazer chega antes que o Equinox
No Brasil, a Chevrolet já tem disponível no mercado dois modelos elétricos: o Bolt EV, que chegou em 2019, e o Bolt EUV, que acabou de ser lançado.
O próximo modelo a complementar a gama elétrica nacional da marca será o Blazer EV, em 2024. O veículo, um SUV, já se encontra em fase final de testes e de certificação e homologações.
A Chevrolet ainda não divulgou todos os detalhes sobre o carro, mas já se sabe que, lá fora, ele foi apresentado em quatro versões: 1LT, 2LT, RS, SS, sendo a última uma esportiva com 565cv de potência.
Depois dele (mas ainda em 2024), será a vez do Equinox EV. Segundo a Chevrolet, ele ocupará o posto de entrada desta nova família de elétricos da marca construídos sob a plataforma Ultium.
O modelo possui duas configurações: uma padrão com tração dianteira, 213cv de potência e 33,5kgfm de torque instantâneo e outra com tração integral eAWD, 294cv e 47,8kgfm. Não se sabe, porém, qual dessas duas chegará ao Brasil - ou se ambas virão.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!