Grandes dúvidas pairavam sobre o destino do Chevrolet Cruze em 2023. Isso, porque a gama, composta pelo sedan e pelo hatch Sport6, é produzida atualmente apenas na Argentina: em outros mercados, inclusive nos Estados Unidos, esses modelos já saíram de linha e não deixaram sucessor direto. Porém, a produção no país vizinho seguirá normalmente em 2023.
É o que afirmou Bernardo García, Gerente de Comunicação da GM na Argentina, durante uma entrevista ao site local Motor1. Vale lembrar que, desde o lançamento da primeira geração, em 2011, o Chevrolet Cruze é fabricado no país vizinho e chega ao Brasil com isenção de impostos de importação, devido ao acordo do Mercosul.
O executivo destacou o papel do Cruze na linha local da Chevrolet, já que a Argentina concede alguns incentivos a produtos feitos no país. Ele ponderou ainda que a gama do modelo está bem-equacionada para a demanda local. Nas palavras dele:
O Chevrolet Cruze é um veículo muito importante para nós e, com a demanda dos clientes, vamos continuar com ele em 2023.
Bernardo García, Gerente de Comunicação da GM na Argentina
Depois de 2023, destino do Chevrolet Cruze segue nebuloso
Se, por um lado, o Chevrolet Cruze parece estar com sobrevida assegurada em 2023, por outro as perspectivas a médio e longo prazo seguem nebulosas. É que o modelo disputa segmentos que estão com baixa demanda atualmente. Afinal, os consumidores têm preferido SUVs compactos do que sedans ou hatches médios. E esse fenômeno ocorre tanto no Brasil quanto em outros países.
No mercado nacional, o segmento de sedans médios, que já foi bastante disputado, conta com cada vez menos opções. No ano passado, a Honda deixou de produzir o Civic, enquanto a Nissan suspendeu as importações do Sentra. Assim, hoje, além do Chevrolet Cruze, há apenas o Toyota Corolla, o Kia Cerato e o Volkswagen Jetta, sendo que esse último está disponível somente na versão esportiva GLI.
A situação do modelo Sport6 é ainda mais delicada: ele é o único hatch médio ainda disponível no Brasil. Diante de um cenário tão negativo, muitos temiam que o fim da produção poderia ocorrer ainda neste ano. De qualquer modo, ao menos em 2023, o Chevrolet Cruze seguirá vivo.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Chevrolet Cruze:
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!