Indaiatuba, SP - O movimento de renovação da casa continua na Chevrolet. Agora é a vez da segunda geração nacional da picape S10 que, após longos 16 anos, mudou por completo. Nada mais de maquiagens e novos adereços, a picape ganhou desenho, arquitetura e um novo motor diesel. Se a anterior foi relegada a lutar pelo filão mais volumoso das picapes mais baratas, a nova S10 vai jogar nas duas pontas. Para tal, foi mantido o motor 2.4 Flex numa ponta, que manteve a potência de 141/147cv, quando abastecido com gasolina e etanol. Já o torque subiu para 24,1 kgfm a 2.800 rpm, contra 21,9 kgfm de antes. O câmbio também é novo, mas continua sendo de cinco marchas, enquanto só está disponível a tração 4X2.
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Com esse motor, a S10 parte de R$ 58.868 na versão LS cabine simples e R$ 66.350 na cabine dupla. A lista de itens da versão inclui ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, freios ABS, entre outros. Já a S10 LT parte de R$ 61.890 na cabine simples e R$ 72.490 na dupla, trazendo a mais que a LS alarme, airbag duplo (só na cabine dupla), chave do tipo canivete, coluna de direção ajustável somente em altura, controle de cruzeiro, vidros elétricos nas quatro portas, CD/MP3, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16 em pneus 245/70, deslizamento limitado do diferencial, entre os principais. Já a top LTZ só está disponível com cabine dupla, com preço de R$ 84.400 e ar-condicionado digital, banco do motorista com ajustes elétricos, volante multifuncional, revestimentos em couro, rodas de liga aro 17 calçadas com pneus 255/65 e detalhes cromados no para-choque traseiro, estribos laterais e rack do teto, mas fica devendo controles eletrônicos de estabilidade e de tração, disponíveis somente para a LTZ a diesel.
O modelo a diesel recebeu um novo motor 2.8 CTDI, que combina melhor com o estilo renovado. São 180cv de potência a 3.800 rpm, atrás da Nissan Frontier e seus 190 cv, mas leva no torque de 47,9kgfm já aos 2 mil giros. O câmbio é o manual de cinco marchas ou o automático de seis velocidades com trocas sequenciais. Há também a opção de tração integral com reduzida e acionamento por botão giratório.
A LS cabine simples é a diesel mais em conta, por R$ 85.400 já com tração 4X4. A versão intermediária LT 4X2 cabine dupla parte de R$ 98.900, valor que sobe para R$ 103.900 com câmbio automático. Já com tração integral, o preço sobe para R$ 109.500 a manual e R$ 113.400 a automática. A top LTZ começa em R$ 117.400, subindo ao pico de R$ 135.250.
Em estilo, a evolução é óbvia. Pudera, o desenho original retocado ao longo de 15 anos já estava cansado e ajudou a picape a perder o destaque entre as mais caras, todas mais modernas, exemplos da Nissan Frontier, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok. A nova geração incorpora faróis elevados estilo projetor, capô volumoso e linhas mais parecidas com as de um automóvel, além de ter lanternas de LEDs na top LTZ.
O tamanho também mudou e para maior. A cabine simples tem longos 5,36 metros de comprimento, volume de 1.570 litros e capacidade de carga de 1.078 kg na versão a gasolina e 1.303 kg na diesel (4X2) 1.201 kg (4X4). A cabine dupla é pouca coisa menor, com 5,34 m. O que muda é o tamanho da caçamba, com volume de 1.061 litros e a capacidade de carga pouco menor. A Chevrolet pretende vender quatro mil unidades/mês da S10.