A General Motors (GM) já está presente no segmento de veículos eletrificados, e só com a marca Chevrolet oferece os modelos Chevrolet Bolt EV, Equinox EV e Blazer EV. No entanto, ao contrário do que muitos podem pensar, a marca não pretende encerrar tão cedo a produção de seus carros a combustão.
Pelo menos, foi isso o que afirmou Mark Reuss, CEO da GM nos Estados Unidos em entrevista ao canal Fox News. Segundo o executivo, a Chevrolet, assim como a GM, continuará a produzir os modelos a gasolina e a diesel nos próximos anos, já que são eles os que geram a maior parte dos emplacamentos (e, logo, dos lucros) no mercado.
"A era do ICE (sigla de "motor de combustão interna", no inglês) ainda não acabou. Não vamos abandonar nossos segmentos de motores térmicos. Temos a liderança em picapes com as marcas GMC e Chevrolet. Conseguimos isso em nossas picapes de médio porte, nossas picapes de tamanho grande e além".
Mark Reuss
Novos modelos a combustão da Chevrolet serão lançados no próximo ano
Ainda de acordo com Mark Reuss, diversos modelos a combustão serão lançados em 2023. Dentre eles, está, por exemplo, o SUV Chevrolet Seeker, que estreou nos EUA com o nome Trax e pode substituir, por aqui, o Cruze.
O utilitário deve ser posicionado como modelo de entrada da montadora, com preços a partir de US$ 21.495 (o que equivale a mais de R$ 114 mil na conversão direta).
Quanto ao Chevrolet Equinox EV e ao Chevrolet Blazer EV, ambos os elétricos já estão confirmados para chegar aqui.
Os modelos a combustão financiarão os elétricos
A manutenção da produção dos carros a combustão faz parte de uma estratégia de financiamento. Isso porque a GM prevê um suporte de US$ 35 bilhões (mais de R$ 185 bilhões) derivados das vendas desses modelos a gasolina e a diesel.
Parte dessa quantia será, então, utilizada pela Chevrolet para investir pesado em tecnologias de direção autônoma e em veículos elétricos até 2025.
"À medida que obtemos essa escala e pagamos pelos investimentos que fizemos, começamos a ganhar dinheiro com os veículos elétricos e a estrutura de margem se torna muito boa".
Mark Reuss
A GM, por sua vez, já definiu a meta de vender 400 mil elétricos até 2024 na América do Norte. Além disso, a fabricante pretende ultrapassar a Tesla, a atual líder mundial na venda de elétricos, até 2025.
O VRUM já testou o Chevrolet Bolt EV; confira o vídeo
- Para mais vídeos, acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!