Com o fechamento dos números de dezembro por parte da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a lista dos modelos mais vendidos no mercado brasileiro em 2020 foi consolidada. Pelo sexto ano consecutivo, o Chevrolet Onix fica com o posto de carro mais vendido, com 135.351 emplacamentos.
Mas, o título pode vir acompanhado de uma grande preocupação. É que, em comparação com 2019, quando foram emplacadas 241.214 unidades do hatch compacto, as vendas do Onix caíram nada menos que 44%, bem superior`a queda de 26,62% que o mercado nacional de veículos sofreu (entre automóveis e comerciais leves) como reflexo da pandemia do coronavírus no ano passado. Será que esses números apontam que a liderança do Onix está atingindo seu apogeu?
Se for, a Hyundai deve estar soltando fogos para comemorar a segunda colocação. Com 85.548 unidade em 2020, o HB20 perdeu 16% em vendas comparado aos 101.590 emplacamentos de 2019, uma queda inferior à média do mercado. Podemos ir além: se em 2019 o HB20 ficou 140 mil unidades atrás do Onix, esse ano esse número já caiu para 50 mil.
Outros modelos de volume também sofreram reduções maiores que a média do mercado brasileiro em 2020. O Ford Ka, que teve 35,3% menos emplacamentos em relação a 2019, caiu da segunda para a sexta colocação no ranking de automóveis e comerciais leves. O Renault Kwid também registrou forte queda, uma redução de 41,9% nas vendas, saltando de 85.117 unidades, em 2019, para 49.117, em 2020.
Aliás a linha Renault, de forma geral, perdeu vendas bem acima da média: Sandero, menos 47,7%; Logan, 49%; Captur, 62%; Oroch, 54,6%. Com este desempenho, a marca caiu da quarta colocação geral, alcançada em 2019 (entre automóveis e comerciais leves), para a sétima. Das 239.227 unidades vendidas naquele ano, o fabricante agora tem quase a metade: 131.624.
Ainda se destacaram quanto à queda de emplacamentos: Volkswagen Polo, 42%; Chevrolet Cruze Sport6, 40,2%; Ford Ka Sedan, 49,8%; Volkswagen Virtus, 34,1%; Honda City, 50%; Honda Fit, 47,5%; Chevrolet Spin, 44,8%; Nissan Kicks, 35%; e Chevrolet Montana, 46,9%.
MANDARAM BEM! Mesmo em um ano complicado, alguns modelos conseguiram melhorar seu desempenho. A Fiat Strada (que ganhou nova geração em julho) fechou o ano na quarta colocação, com 80.041 unidades vendidas, 5% a mais que os 76.223 emplacamentos de 2019.
Mas o modelo que teve o maior crescimento proporcional, um verdadeiro boom, foi o Chevrolet Tracker, que saiu de 16.333 unidades, em 2019, para 49.372, em 2020, um aumento de 202,2%. Tudo tem uma explicação: é que o SUV ganhou nova geração a partir de abril, que parece ter agradado.
Agora, se você ouvir por aí que as vendas do Volkswagen T-Cross aumentaram 62%, cuidado. É que o modelo foi lançado em abril de 2019, portanto sem uma base completa para analisar. Ainda assim, o compacto foi muito bem, com um crescimento acima da média.
FABRICANTES A Chevrolet continua liderando entre os fabricantes. Considerando a venda de automóveis e comerciais leves, a marca tem 17,35% do mercado, mas o volume caiu de 475.684 veículos, em 2019, para 338.549, em 2020, um decréscimo de 28,8%. A Volkswagen vem em segundo lugar com 16, 8% do mercado, uma evolução proporcional em relação a 2019, quando tinha 15,59%. Em terceiro lugar vem a Fiat, com 16,5%, que também ganhou participação, já que em 2019 tinha 13,7%. A marca que mais evoluiu foi a Hyundai, que saltou da sétima para a quarta colocação, ampliando a participação de 7,8% para 8,59%.
Os 10 modelos mais emplacados de 2020
Confira o número de emplacamentos e, entre parênteses, a comparação em relação às vendas de 2019
- Chevrolet Onix - 135.351 (-44%)
- Hyundai HB20 - 85.548 (-16%)
- Chevrolet Onix Plus - 83.392 (-17%)*
- Fiat Strada - 80.041 (%2b5%)
- Volkswagen Gol - 71.151 (-12,5%)
- Ford Ka - 67.491 (-35,3%)
- Fiat Argo - 65.937 (-16,6%)
- Volkswagen T-Cross - 60.119 (-)**
- Jeep Renegade - 56.865 (-17,3%)
- Fiat Toro - 53.974 (-17,7%)
Fonte: Fenabrave
* Comparativo considerando as vendas do Chevrolet Prisma em 2019
** Sem base de dados para comparação