Mais uma ótima notícia para os amantes das picaponas. A Chevrolet Silverado está com o passaporte carimbado para voltar ao mercado brasileiro, depois de 20 anos fora. Ela vai se juntar a dois outros utilitários que brigam na categoria peso-pesado que também estão prestes a chegar ao país: Ford F150 e RAM 1500.
A chegada da Silverado é quase oficial, já que foi anunciada pelo vice-presidente de operações da Chevrolet na América do Sul, Ernesto Ortiz, em entrevista à mídia argentina Vision Motor.
O modelo chega primeiro para nossos hermanos argentinos, para depois vir ao Brasil, provavelmente no segundo semestre de 2021. O modelo é fabricado no México, o que facilita a operação, já que não envolve imposto de importação.
Ainda não se sabe qual versão da picape será vendida por aqui. A mais provável é a Silverado 1500, que nos Estados Unidos faz parte da linha comercial, que deve vir equipada com o motor 3.0 turbodiesel de seis cilindros - com 280cv de potência e 63,5kgfm de torque - e câmbio automático de 10 marchas.
Como as picapes grandes respondem por uma grande volume de vendas no mercado americano, existem muitas opções de motor, cabine, caçamba e acessórios. Então, apesar da Silverado 1500 ser uma versão comercial, não é difícil trazê-la com uma configuração que encha os olhos do comprador. Pesando mais de duas toneladas, a picape chega a ter 6,12 metros de comprimento, 2,06m de largura e 1,91m de altura.
RAM 1500 Se não fosse pela pandemia do coronavírus, era para que a RAM 1500 já tivesse sido lançada no Brasil. Mas a nova previsão é que o modelo chegue por aqui ainda neste ano. A picape tem 5,91m de comprimento, 2,08m de largura e 1,97m de altura, com capacidade de carga de mais de 800 quilos. Diferente da RAM 2500, ela pode ser dirigida por pessoas habilitadas na categoria B.
A RAM 1500 deve ser vendida no Brasil nas versões Laramie, com perfil luxuoso, e Rebel, mais aventureira. Abaixo do capô, o modelo deve trazer inicialmente o motor Hemi V8 a gasolina, com cerca de 400cv e 57kgfm. Outra opção será o V6 a diesel de 264cv e 66kgfm. Todas as opções trazem câmbio automático e tração 4x4. A picape será importada dos Estados Unidos.
FORD F150 A Ford F150 é nada menos que o modelo mais vendido dos Estados Unidos há mais de 30 anos. A picape já foi flagrado em teste no Brasil e também é aguardada para 2021. Assim como os concorrentes, mas em maior velocidade, o modelo vem evoluindo em eletrificação (com opção de motorização híbrida) e tecnologias autônomas.
A versão mais provável que virá para o Brasil é a Lariat, das mais bem equipadas, com o motor V8 5.0 Coyote (o mesmo do Mustang), com cerca de 400cv e 55kgfm, e câmbio automático de 10 marchas. Trata-se da mesma configuração já vendida na Argentina.
Atualmente a picape é fabricada nos Estados Unidos, então envolve imposto de importação, o que encarece a transação. Como o câmbio ($$$) vive um período de volatilidade, não vamos fixar uma faixa de preços para nenhum desses modelos. Mas pode preparar seu bolso. Uma referência que temos do segmento é a RAM 2500, um nível acima das picapes focalizadas nesta reportagem, que já custa R$ 341.990 na versão Laramie, única vendida por aqui.