O Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe – Latin NCAP –, que mede a segurança dos modelos comercializados na região, divulgou a quarta publicação de resultados do ano. Nela, o Chevrolet Tracker e o Nissan Qashqai receberam cinco estrelas (pontuação máxima) nos testes de impacto.
Produzido no Brasil e na Argentina, o Chevrolet Tracker, equipado de série com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC), ganhou cinco estrelas com uma nota de alerta referente a um incidente de incêndio.
Confira o vídeo dos testes de impacto com o Chevrolet Tracker:
De acordo com o Latin NCAP, o Chevrolet Tracker atingiu pontuação de 91,07% no quesito ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 54,14% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 83,18% em assistência à segurança.
O Chevrolet Tracker foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, impacto traseiro (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) urbana e interurbana, assistentes à velocidade, detecção de ponto cego (BSD) e controle eletrônico de estabilidade.
Chevrolet Tracker recebeu cinco estrelas, mas pegou fogo
O detalhe estranho é que, de acordo com o Latin, após o teste de impacto lateral de poste, foi observado fogo no lado não esmagado do veículo, na área do pré-tensionador do cinto de segurança. Além disso, foi constatada dificuldade para soltar o cinto de segurança.
O Latin NCAP informou, ainda, que a General Motors foi notificada sobre o incidente com o Chevrolet Tracker durante o teste, e que a ocorrência foi investigada. De acordo com o programa de avaliação, o fabricante descobriu uma não conformidade e emitiu um recall de segurança em abril de 2022 para todos os mercados afetados.
O Latin NCAP recomendou que a GM se concentre na causa do incidente ocorrido com o Chevrolet Tracker, mas chamou a atenção ao fato de que fabricante focou “nos efeitos após o incidente para fornecer a solução correta”. A entidade concluiu: “Embora a decisão do fabricante não esteja de acordo com a recomendação, o Latin NCAP reconhece que é responsabilidade do fabricante resolver este incidente”.
Durante os testes com o Chevrolet Tracker, nos impactos frontal e lateral mostraram proteção adequada a boa para adultos, mas a estrutura e a área dos pés foram classificadas como estáveis. No impacto lateral de poste a proteção foi considerada de marginal a boa, e a proteção contra chicotada cervical (whiplash) foi boa.
Para o ocupante infantil, o Chevrolet Tracker mostrou proteção total nos testes dinâmicos e pontuação total na instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI). Em relação à proteção dos pedestres, o resultado foi aceitável nas áreas de impacto da cabeça e na parte da perna inferior, mas mostrou baixa proteção nas áreas de impacto na parte da perna superior.
O Latin NCAP chamou atenção para o fato de o Chevrolet Tracker não oferecer frenagem autônoma de emergência para usuários vulneráveis das estradas, que poderia ser uma opção para compensar a pontuação baixa de proteção para pedestres na perna superior.
O Chevrolet Tracker traz lembrete de uso de cinto de segurança de série para os ocupantes da primeira e segunda fila de bancos, e assistência de limitação de velocidade. O SUV compacto também é equipado com detecção de ponto cego (BSD), e o ESC demonstrou bom desempenho no teste.
Como foi o crash test do Nissan Qashqai?
Produzido no Reino Unido, o Nissan Qashqai ainda não é comercializado no Brasil, mas é vendido em outros mercados da América Latina e Caribe. O modelo é equipado de série com seis airbags e ESC, e também ganhou cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP.
Confira o vídeo do crash test do Nissan Qashqai:
O SUV da Nissan atingiu 93,65% em ocupante adulto, 92,02% em ocupante infantil, 53,65% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 85,93% em assistência à segurança. O modelo pelas mesmas avaliações às quais foi submetido o Chevrolet Tracker.
No impacto frontal, o Nissan Qashqai mostrou proteção adequada a boa para adultos, e a estrutura e a área dos pés foram classificadas como estáveis. Ainda de acordo com o Latin NCAP, no impacto lateral o modelo apresentou boa proteção, e no impacto lateral de poste revelou proteção de adequada a boa.
Já na proteção contra chicotada cervical o Nissan Qashqai apresentou proteção marginal. Em relação ao ocupante infantil, o modelo alcançou proteção quase total nos testes dinâmicos e as melhores pontuações na instalação do SRI.
A proteção dos pedestres no Nissan Qashqai foi considerada adequada e boa para a maioria dos pontos de impacto da cabeça, mas demonstrou má proteção na borda do capô e na parte superior da perna. Porém, foi observada boa proteção nas áreas da parte inferior da perna.
De acordo com o Latin NCAP, o Nissan Qashqai não oferece AEB VRU para o mercado latino-americano, o que poderia compensar a pontuação de proteção aos pedestres. O modelo oferece assistência de limitação de velocidade e o ESC mostrou bom desempenho nos testes.
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