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Chevrolet Volt - Um choque no petróleo

Chevrolet Volt é uma das melhores alternativas para poluir menos e evitar agressão ao meio ambiente. Propulsor a explosão pode consumir álcool, gasolina ou diesel

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Pode ser uma revolução. O trunfo do Chevrolet Volt é o motor a gasolina de três cilindros turbo, que recarrega as pequenas baterias do carro. O Volt é um sedã de quatro lugares equipado com motor elétrico, que pode ser recarregado em uma tomada de 110 volts, em cerca de seis horas. A autonomia do carro é de 64 quilômetros, com o motor elétrico. Quando a carga da bateria acaba, o motor a gasolina entra em ação, para recarregá-la. Com isso, o Volt continua a rodar, consumindo bem menos combustível do que se fosse movido por motor a explosão.



O slogan da GM para o Volt é que o proprietário irá menos vezes ao posto de gasolina. Os executivos da montadora afirmam que o carro é ideal para pequenos percursos, ir e voltar do trabalho. Esse é o argumento para que o veículo funcione sempre com energia gerada pelas baterias, sem precisar de consumir gasolina. O petróleo é apontado como um dos grandes causadores do efeito estufa, e os fabricantes investem muito para que os automóveis fiquem cada vez menos dependentes dele.

Teto panorâmico transparente permite visão do interior, que tem dois bancos estreitos, rodas enormes e pneus de perfil baixo. Painel futurista com luzes fortes no quadro de instrumentos


O vice-presidente da GM, Robert Lutz, aponta o Volt como evolução do EV-1, modelo elétrico lançado em 1996, mas que tinha muitas limitações, assim como a maioria dos carros movidos a eletricidade. Esse veículo têm capacidade reduzida no porta-malas e poucos porta-objetos, são também limitados em subidas e o ar-condicionado esgota a bateria em curto espaço de tempo. Por isso, o Volt surge como a melhor opção do momento por ser menos dependente do petróleo.

Além disso, o motor a explosão foi desenvolvido para usar gasolina, álcool ou diesel. Inicialmente poderá ser abastecido com combustível E85 —85% de etanol e 15% de álcool. O carro movido totalmente a eletricidade só será viável na próxima década. Atualmente, o peso elevado das baterias, em torno de 180 kg é o principal obstáculo.

Na verdade, o Volt é uma variação do sistema E-flex. O Volt usa uma bateria grande e outra pequena, e o combustível no tanque é suficiente para autonomia superior a mil quilômetros, sem parar no posto para abastecer. A alternativa futura em relação ao sistema de propulsão do Volt é a célula a combustível, com bateria menor, que captura energia no momento da freada.

A preocupação com os desastres ambientais é a razão pela qual as montadoras investem tanto em pesquisas para desenvolver opção de combustíveis, em relação ao petróleo. A frota mundial de veículos, incluindo automóveis e caminhões, é de 800 milhões de unidades. Estima-se que, em 15 anos, será superior a 1 bilhão.