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China se torna o maior mercado da GM neste ano

São 1.032.665 veículos vendidos nos cinco primeiros meses, um número 54% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado

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A importância estratégica dos mercados emergentes para os grandes fabricantes mundiais apenas cresce. A General Motors, que possui na China um mercado vital, registrou 1.032.665 veículos vendidos no país nos cinco primeiros meses de 2010. Para efeito de comparação, em 2007 a companhia vendeu 1 milhão de carros na China em todo ano. O número representa um crescimento de polpudos 54% face o mesmo período de 2009. Isso torna o país asiático o maior mercado da GM, já que em casa, o grupo registrou 882.277 veículos.

Curiosamente, a marca do grupo que mais cresceu no mercado chinês foi a Chevrolet, que registrou um aumento de 104% em 2010. Em maio, foram comercializadas 14.524 unidades do sedã médio Cruze (foto de abertura), enquanto o Sail - que substituiu por lá o atual Corsa Classic brasileiro - registrou 7.616 carros.

Disputa fratricida

O crescimento da Chevrolet representa um golpe para a Buick, que possui na China o seu maior mercado, que cresceu apenas 22% em 2010, contra expressivos 98% da divisão de luxo Cadillac. Mas a Buick, ainda considerada sinônimo de GM na China onde vendeu 447 mil carros em 2009, prepara um contra-ataque com o novo Excelle GT (foto abaixo), um apetecível sedã médio construído sobre a nova geração do Astra europeu.

A Buick revelou na semana passada as primeiras imagens do Excelle GT, seu novo sedã médio