A linha Citroën C4 está ganhando um reforço de peso no mercado brasileiro. Com proposta diferente da apresentada pelo esportivo VTR (lançado em 2006), que tem carroceria hatch de três portas, o novo modelo de cinco portas traz linhas mais arredondadas. O para-brisa inclinado, que é quase um prolongamento do capô, é o início de um arco que só termina no para-choque. Outra particularidade dessa carroceria é a lanterna traseira na posição vertical. Veja mais fotos do Citroën C4 hatch!
A linha de cintura alta confere aspecto mais robusto e, por se tratar de um modelo maior, ajuda a definir uma identidade menos dúbia, diferente do C3, que é um mix de minivan e hatch. A boa oferta de itens de conforto e segurança por um preço convidativo (a partir de R$ 53.800) promete agitar o segmento dos hatches médios. O modelo, importado da Argentina, chega ao mercado com duas opções de acabamento (GLX e Exclusive) e de motorização (1.6 16V e 2.0 16V, ambas flexíveis).
Flex
O propulsor 1.6 desenvolve 110cv de potência quando abastecido com gasolina. Com álcool esse valor tem um ganho de mais 3cv. Já o motor 2.0 gera 143cv com gasolina e 152cv com álcool. O sistema de distribuição tem regulagem variável (VVT), que permite um preenchimento mais eficiente da câmara de combustão, em qualquer regime de rotação. Outra tecnologia agregada a esse propulsor é o acelerador eletrônico, que garante uma dirigibilidade mais suave.
Leia mais:
Citroën C4 hatch - Especialista em curvas
C4 hatch de quatro portas é flagrado em SP
Comparado ao modelo europeu, o câmbio manual de cinco velocidades teve a relação do diferencial reduzida em 15%, que deixou o hatch mais ágil nas arrancadas e retomadas. O câmbio automático seqüencial é o mesmo usado no Pallas e no Picasso, que se adapta ao estilo de condução do motorista. A caixa é de quatro velocidades e tem opção de troca manual seqüencial. Na adaptação do conjunto de suspensão às condições de rodagem brasileiras, o C4 ganhou 1cm de altura em relação ao solo. De acordo com a Citroën, o acerto desse conjunto buscou uma relação ideal entre conforto e desempenho.
Vrum na TV: Em Portugal, Boris Feldman testou o C4 Hatch
Equipamentos
No quesito segurança, a versão GLX traz de série dois airbags frontais, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros e freios ABS com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio à frenagem de urgência (AFU). Já a Exclusive inclui mais quatro airbags (de tórax e cortina) e detector de obstáculos traseiros. Essa versão oferece um pacote de opcionais que inclui faróis de xenônio, detector de obstáculo dianteiro, controle de estabilidade (ESP) e antipatinagem (ASR).
O pacote de conforto também é extenso: volante com comandos centrais fixos, faróis com acendimento automático, detector de chuva, regulador e limitador de velocidade, ar-condicionado digital com regulagem de temperatura distinta para o lado direito e esquerdo do habitáculo, sistema de som, Bluetooth, porta-luvas refrigerado, regulagem elétrica dos faróis e perfumador de ambiente.
Por dentro, assim como o sedã Pallas, o C4 exibe vários visores para compartilhar as informações com os demais ocupantes, o que a Citroën chama de “espírito monovolume’’. De acordo com a fábrica, o interior do hatch foi todo pensado para oferecer uma excelente habitabilidade aos ocupantes. O porta-malas do hatch tem volume de 320 litros.
Jornalista viajou a convite da Citroën do Brasil.