Atibaia (São Paulo) - A Citroën tem cerca de 2% de participação em vendas no mercado brasileiro, mas tem planos de pelo menos dobrar esse percentual, até 2010. No lançamento do hatchback médio C4, importado da França, o presidente da Citroën do Brasil, Sergio Habib, anunciou que, até lá, serão feitos quatro lançamentos que vão incrementar as vendas da marca no país. O primeiro produto será o C4 Sedan fabricado na Argentina, em 2007. Os outros três ele guarda em segredo, mas se sabe que dois serão produzidos no Brasil.
Para preparar a chegada do sedã feito na Argentina, Sergio Habib está trazendo da França o médio C4 na versão VTR, que, apesar de sugerir, não é a esportiva. Na França, a versão apimentada do modelo é a VTS, com motor de 180cv. O hatchback usa a mesma plataforma do Peugeot 307 (feito na Argentina) e chega ao Brasil com carroceria de duas portas, que chama a atenção pelo desenho moderno e aerodinâmico. A frente tem aspecto agressivo, com grade formada pelo chevron (símbolo da marca) estilizado e faróis que sobem pelos pára-lamas.
O modelo tem características que lembram as um monovolume, como pára-brisa com inclinação acentuada e coluna A avançada, o que acaba atrapalhando um pouco a visibilidade. O teto é arqueado, com uma queda acentuada na traseira, de linhas mais retas, lanternas verticais e aerofólio.
O interior tem acabamento de boa qualidade, com revestimento em tecido ou couro, no paine, há quatro visores de informações, com velocímetro digital central e computador de bordo. Mas o detalhe interessante do C4 está no volante, que tem o miolo fixo com comandos de limitador de velocidade, ar-condicionado, som e computador de bordo. Apenas o aro gira. O modelo dispõe ainda de ar-condicionado de duas zonas e aromatizador ambiente, em cinco aromas diferentes. Coisa de francês!
O espaço interno é bom para um médio, mas o porta-malas não está entre os maiores da categoria, já que tem apenas 314 litros. A visibilidade traseira não é das melhores, mas como o vidro invade o teto, ameniza um pouco o problema.
O conjunto mecânico do C4 VTR também merece destaque. Para ser comercializado no Brasil, o carro passou por modificações, ficando 10mm mais alto. As suspensões foram recalibradas, as relações de marchas reduzidas em 15% (evidenciando o torque do motor) e bomba de combustível e tubulações receberam tratamento adequado para trabalhar com nossa ‘gasoálcool’.
Num percurso de 100 quilômetros nas proximidades de Atibaia, o C4 mostrou que tem boa estabilidade em curvas e direção bem calibrada. O motor 2.0 de 143cv é suficiente para proporcionar bom desempenho, com torque disponível em baixas rotações. As relações do câmbio contribuem significativamente para isso. Mas com as marchas mais reduzidas, o giro do motor sobe rápido e, em altas rotações, o funcionamento é áspero. Entre os itens de segurança, o C4 tem freios ABS, ESP, ASR (controle de tração) e seis airbags. O carro ganhou cinco estrelas no crash test no EuroNcap na proteção dos ocupantes.
O modelo chega ao mercado brasileiro na única versão VTR pelo preço de R$ 69.800, para concorrer com Audi A3 nacional, que deixou de ser produzido em agosto, mas com estoque suficiente até o fim do ano. Todos os itens citados fazem parte do pacote de série, exceto revestimento em couro, faróis de xenônio autodirecionais e rodas de liga leve aro 15 polegadas. A estimativa é vender cerca de 400 unidades/mês.
(*) Jornalista viajou a convite da Citroën do Brasil
Ficha Técnica - Citroën C4 VTR
Características | |
Motor | |
Tipo | Quatro cilindros em linha, 2.0 16V |
Posição | Dianteiro, transversal |
Cilindrada (cm3) | 1997 |
Válvulas | 16 |
Diâmetro/Curso (mm) | 85 x 88 |
Taxa de compressão | 10,8:1 |
Potência (cv/rpm) | 143 a 6.000 |
Torque (mkgf/rpm) | 20,4 a 4.000 |
Combustível | Gasolina |
Transmissão | |
Câmbio manual de cinco marchas; tração dianteira | |
Suspensão | |
Dianteira | Rodas independentes, eixo tipo McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. |
Traseira | Rodas independentes, eixo traseiro com braços estendidos, travessa deformável, molas helicoidais,amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora |
Direção | |
Eletro-Hidráulica progressiva | |
Freios | |
Dianteiros | Discos Ventilados, com ABS e ESP |
Traseiros | Discos sólidos, com ABS e ESP |
Rodas/Pneus | |
6 x 15 podeladas / 195/65 R15 | |
Dimensões e Capacidades | |
Comprimento (m) | 4,27 |
Largura (m) | 1,76 |
Altura (m) | 1,46 |
Entre-eixos (m) | 2,60 |
Porta-Malas (l) | 314 |
Tanque de Combustível (l) | 60 |
Peso em ordem de marcha (kg) 1.279 | |
Desempenho | |
0 a 100 km/h (s) | 9,2 |
Velocidade máxima (km/h) | 207 |
Consumo | |
Cidade (km/l) | - |
Estrada (km/l) | - |
Média (km/l) | - |
Principais itens de série - Seis airbags (frontais, laterais e cortina), ar-condicionado automático digital duas zonas, bancos dianteiros com memória de posição, CD Player com MP3, computador de bordo, detector de obstáculo traseiro, faróis de neblina, freios ABS, ESP (controle de estabilidade), AFU (auxílio de frenagem de urgência), ASR (controle de tração), limitador de velocidade, comandos elétricos para vidros, travas e retrovisores e volante com regulagem de altura e profundidade.
Fonte: Fabricante