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Por que (diabos!) a Citroën vai lançar um SUV de 7 lugares e um sedã compacto?

Com a linha atual tendo apenas dois carros de passeio, seria vantagem investir nesses dois segmentos?

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Citroën C3L foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
Citroën C3L foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) Foto: Citroën C3L foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Depois do novo C3, os próximos lançamentos da Citroën serão um SUV de 7 lugares e um sedã compacto. Mas, não soa estranho uma marca que tem apenas dois carros de passeio (um hatch e um SUV compactos) se concentrar em segmentos pouco promissores?

Tudo bem, talvez seja interessante atuar em um subsegmento de nicho como o dos SUVs de 7 lugares, mas não para um marca que ainda tem um volume tão pequeno. Assim como a Peugeot, a Citroën tem uma participação irrisória no mercado brasileiro, tendo sido ultrapassada por players que ainda engatinham, como a Caoa Chery.

Já os sedãs compactos estão em declínio, saltando de uma participação de 18,45% em 2018 para 14,17% em 2021. Em 2022, até outubro, o volume desse segmento é de 15,28%.

Vale lembrar que, dentro do plano da Stellantis para o Brasil, a Citroën foi escolhida como uma marca popular, enquanto a Peugeot ficou com o posicionamento premium. Essa família iniciada pelo Citroën C3, batizada C-Cubed, utilizará a plataforma CMP simplificada. A expectativa é que todos esses lançamentos sejam fabricados no Brasil, na planta de Porto Real (RJ).

Próximo lançamento será um SUV de 7 lugares

Flagra do Projeto CC24 na Índia, SUV será o próximo lançamento da Citroën no Brasil.
Flagra do Projeto CC24 na Índia (Foto: The Car Show Reprodução)

Dessa leva de veículos, o primeiro a chegar ao Brasil será o SUV de 7 lugares, provavelmente no fim de 2023. O modelo já foi flagrado diversas vezes na Índia, onde o projeto está sendo desenvolvido. Conforme essas imagens, o projeto CC24 será um C3 alongado.

Pelo posicionamento atual da Citroën, o SUV de 7 lugares vai lutar para ser o mais barato nesse subsegmento. Assim, o modelo deve bater de frente com o Chevrolet Spin, que hoje é detentor desse título, partindo de R$ 128.880 na versão de topo Premier, que é a que tem três fileiras de bancos.

Sedã terá amplo espaço interno

Já o sedã da Citroën está sendo aguardado para 2024. O modelo será baseado no C3L, que é um sedã com suspensão elevada. O destaque é o espaço interno, com 2,65 metros de entre-eixos e porta-malas com volume superior a 600 litros.

Aqui fica muito claro o novo posicionamento da Citroën: projeto emergente, baixo custo, veículos espaçosos e simples. Isso não te faz lembrar o que a Renault fez com sua linha no Brasil? A migração dos projetos europeus para os veículos romenos da Dacia?

  • O VRUM já rodos no novo Citroën C3, confira o vídeo abaixo!

https://www.youtube.com/watch?v=0NXhZ6lvwa0