A Citroën apresentou uma nova versão do seu mini carro, o Ami for All, na feira Autonomic 2023, realizada em Paris. Desenvolvido para oferecer uma solução para pessoas com deficiências físicas (PCDs), principalmente a paraplegia, o mini carro é fruto de uma colaboração entre a montadora e a PIMAS, empresa especializada em conversões para pessoas com mobilidade reduzida.
O projeto exclusivo "Ami for All" incorpora adaptações funcionais que permitem que pessoas com deficiência (PCDs) tenham acesso a bordo e dirijam com muito mais facilidade. Além disso, por não ser um carro comum, o buggy da Citroën não precisa de carteira de habilitação, podendo ser pilotado inclusive por adolescentes de 14 ou 16 anos, a depender da legislação do país.
Quais medidas tornam o novo buggy da Citroën tão inclusivo?
O Citroën Ami for All foi pensado para ser de fácil acesso e condução para quem tem algum tipo de mobilidade reduzida (PCDs). Por isso, o projeto de opcionais exclusivos foi com base em três parâmetros: acesso a bordo, condução e armazenamento inteligente. Para que fosse possível, alguns novos recursos foram incorporados à nova versão do mini carro, dentre eles:
- Aumento do ângulo de abertura da porta do motorista;
- Alça própria para auxílio de transferência da cadeira para o Citroën;
- Inclusão de um controle de aceleração e freio por meio de uma alavanca próxima ao volante;
- Adaptação do espaço interno para acomodar uma cadeira de rodas desmontada.
As adaptações do Citroën Ami for All para pessoas com deficiência (PCDs) são padronizadas e fáceis de instalar, independentemente da versão do Ami que o cliente escolher. Segundo o idealizador do projeto, Christophe Lapeyre, os novos recursos foram idealizados para facilitar o dia a dia de pessoas com deficiência, com os benefícios de um veículo elétrico.
"O projeto que compartilhei em 2022 consistia em oferecer uma solução pronta para uso para adaptar as viagens de pessoas com deficiência (PCDs) ao desafio elétrico. A ideia surgiu depois de observar os alunos da escola de ensino médio do meu enteado dependerem de transferências em veículos adaptados, enquanto seus colegas de classe desfrutavam de total liberdade"
Christophe Lapeyre, idealizador do projeto
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!