A Citroën acaba de revelar a sua nova identidade visual, que resgata o logotipo original da marca, adotado pela primeira vez, em 1919. O emblema foi criado pelo fundador da empresa, André Citroën, que se inspirou no sucesso de sua primeira empresa metalúrgica para produzir os sistemas de engrenagens em forma de chevrons. Desde então, essa formato identifica os produtos do fabricante.
Segunda a montadora, a renovação da identidade faz parte de seu processo de alinhamento com os princípios referentes a uma mobilidade elétrica e inclusiva. Ela sinaliza, então, a transição e evolução da Citroën.
O novo emblema estreará no final de setembro em um veículo conceitual familiar. Em seguida, versões dele serão aplicadas progressivamente nos próximos modelos de produção e conceituais da marca a partir de meados de 2023.
Logotipo da Citroën agora é oval
O novo logotipo é oval vertical. O famoso símbolo "Deux Chevrons” (Dois Chevrons) da marca apresenta chevrons mais largos e proeminentes contrastados e cercados pela moldura oval.
Além disso, ele traz uma paleta de cores atualizado, que resgata a lendária cor azul Monte Carlo, ao mesmo tempo que substitui tom de vermelho tradicionalmente utilizado por um tom mais energético e distinto, o Vermelho Infra-Red.
Complementando o novo emblema, uma nova assinatura (ou slogan) também foi criada: "Nothing Moves Us Like Citroën" - ou "Nada nos move como a Citroën", em português.
“À medida que embarcamos provavelmente no capítulo mais emocionante de nossa ilustre história de 103 anos, é o momento certo para a Citroën adotar um novo visual moderno e contemporâneo. Nossa nova identidade é um símbolo elegante de progresso à medida que movemos nossos clientes fisicamente em veículos ousados e com visão de futuro que desafiam as regras tradicionais da indústria, e emocionalmente, garantindo que toda sua experiência de mobilidade – particularmente elétrica – seja mais acessível, confortável e agradável sempre que quiserem e precisarem. Nosso legado de inspirar consumidores com veículos ousados e revolucionários nos dá forças para uma abordagem diferente e mais inclusiva para a mobilidade familiar, e acreditamos firmemente que nossos clientes do passado, presente e futuro concordarão que ‘Nothing Moves Us Like Citroën’”.
Vicent Cobée, CEO da Citroën.
Segundo a Citroën, a nova identidade visual foi inspirada em marcas de fora do ramo automotivo, como as de cosméticos e vestuário.
Uma opção "modo escuro" foi, exclusivamente, desenvolvida para telas de dispositivos eletrônicos. Nos ambientes digitais também, uma nova linguagem animada está sendo criada. Ela integrará a nova identidade tanto dentro do veículo quanto no Aplicativo My Citroën.
O VRUM testou o novo Citroën C3; assista o vídeo!