UAI

Citroen retira anúncio com foto manipulada de Mao

Publicidade
Foto:

No anúncio da Citroen, Mao olha com desprezo para um carro esportivo



A Citroën retirou um anúncio divulgado na Espanha que mostrava uma foto manipulada do ex-líder chinês Mao Tsé Tung, depois de protestos alegando que o anúncio seria um insulto aos chineses. Na propaganda, publicada no jornal espanhol El Pais, a foto manipulada mostra Mao com uma expressão de mau humor ao olhar para um carro esportivo da Citroën.

"É verdade, somos líderes, mas na Citroën a revolução nunca pára", afirma o texto logo abaixo da foto. A propaganda foi baseada em um famoso retrato de Mao Tsé Tung exposto na Praça da Paz Celestial, de Pequim. Usuários chineses da sala de bate-papo do site da Citroën afirmaram que a campanha publicitária feria o seu "orgulho nacional".

"Isto é não é algo pequeno. Tem influência em todo o país. Prejudica todo o povo chinês", afirmou um dos visitantes do chat. A fabricante de carros, por sua vez, pediu desculpas pelo anúncio "inapropriado".

"Orgulho nacional'
Em uma declaração, a Citroën afirmou que lamenta qualquer "aborrecimento" que tenha causado e acrescentou que já ordenou a retirada imediata do anúncio. "Reafirmamos nossos bons sentimentos em relação ao povo chinês e confirmamos que respeitamos os símbolos e representantes do país", afirmou a companhia em uma declaração divulgada em chinês.

Um deles destacou que outros líderes nacionais - como o presidente americano George W. Bush - também foram alvo de brincadeiras em campanhas publicitárias. "Mas, apesar de tudo, nossas tradições e costumes devem ser respeitados", escreveu.

Cerca de 32 anos depois de sua morte, Mao ainda é reverenciado na China, apesar de suas políticas como o "Grande Salto Adiante", que acabou causando a morte de milhões e as profundas mudanças sociais e econômicas vistas na China desde então.