É obrigatório dirigir portando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil e a ausência desse documento durante uma abordagem de trânsito é passível de multa. Tendo isso em vista, a CNH Digital se tornou uma ferramenta moderna que visa trazer mais praticidade ao dia a dia do motorista brasileiro. Nessa modalidade virtual, o motorista não precisa ter a CNH impressa em mãos e isso pode lhe trazer mais segurança, praticidade e conforto.
Você já pode fazer o download da CNH Digital diretamente no seu celular. O documento virtual é válido em todo o território nacional desde 2017. Veja abaixo como instalar o aplicativo:
Como baixar o aplicativo da CNH Digital
1. Acesse a loja de aplicativos do celular
O primeiro passo é acessar a loja de aplicativos do seu celular. No sistema Android, a loja se chama "Google Play Store" e pode ser encontrada em celulares das marcas Samsung, Xiaomi, LG, Motorola, Nokia, etc. Já nos celulares iPhone – a marca da maçã mordida –, a loja se chama "App Store".
2. Encontrar e instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”
Digite na barra de pesquisas da loja de aplicativos o nome "Carteira Digital de Trânsito". O ícone do aplicativo é a imagem acima, com um fundo branco, celular azul e cédula verde atrás. Após achar o aplicativo na loja, basta clicar em instalar.
3. Após instalado o aplicativo, baixe a CNH Digital
- 3.1 Clique em "Entrar aqui" e faça o login com seu CPF e sua senha
Se você ainda não tiver conta no portal gov.br, clique em “Crie sua conta”. Aparecerão algumas opções de cadastro para você escolher. Siga as instruções do aplicativo e conclua o seu cadastro.
- 3.2 Após fazer o login, clique em "Habilitação" e depois em "Toque para baixar sua CNH"
Você será solicitado a cadastrar uma chave/senha de quatro dígitos para acessar os documentos futuramente. Digite-a, repita o procedimento e termine o cadastro.
- 3.3 Faça a validação do documento
Depois de ter realizado seu login, você precisará apontar a sua câmera para o QR Code que fica na parte de trás de sua carteira de motorista e depois tirar uma foto dentro do aplicativo.
O aplicativo vai primeiro comparar a sua foto com a foto do banco de dados do Detran para confirmar sua identidade. Por último, você vai confirmar o CEP cadastrado no DETRAN do estado onde sua CNH foi emitida. Se todos os dados estiverem corretos, o aplicativo vai gerar a sua CNH Digital.
Pronto! A CNH Digital já está pronta para uso. Foi simples, né?
Leia as perguntas frequentes sobre a CNH Digital
Sim! A CNH Digital é válida em todo território nacional como documento original de identificação e pode ser apresentado em embarques aéreos domésticos e órgão públicos, por exemplo.
Pode sim! Tanto a CNH digital quanto a física são igualmente válidas perante a lei.
Sim! O documento virtual fica disponível no seu celular mesmo se você estiver sem internet no momento.
Os fiscais de trânsito utilizam um aplicativo próprio, que é capaz de ler o QR Code existente no documento. Assim, eles têm acesso à todas as informações do motorista.
Pela lei, os agentes são obrigados a aceitar o documento como forma oficial de identificação. Assim, se por acaso o fiscal de trânsito se recusar a aceitar, é possível registrar ocorrência no Órgão de Trânsito em que o agente trabalha ou na própria Senatran e/ou ouvidorias.
O problema da CNH Digital é que ela depende do seu celular. Você pode ser multado caso o aparelho fique sem carga na bateria, seja furtado ou alguma outra situação que não permita o acesso imediato ao aplicativo.
Pode. Mas lembre-se que se você ficar sem celular, você fica também sem o documento.