As alterações estéticas da nova geração obedecem ao novo conceito do modelo, que de crossover passa a ser identificado como um utilitário-esportivo. O X1 ganhou um porte diferente, ficando mais alto (%2b 5,3 centímetros) e mais curto (- 1,5cm). Apesar disso o X1 agora tem mais espaço interno, tendo ganhando 2,3cm de largura e 1,5cm de entre-eixos, graças ao melhor aproveitamento de espaço, como a redução da dianteira. Mais espaço também no porta-malas, que, com o acréscimo de 85 litros, passa a ter 505 litros de capacidade.
Talvez alguns lamentem a perda da tração traseira, que até pouco era uma característica de todo modelo da BMW, mas a versão xDrive25i tem tração integral O motor 2.0 turbo flex recebeu ajustes e tem 192cv de potência para a versão sDrive20i e 231cv na xDrive25i. Em ambos, o câmbio é automático de oito marchas. A suspensão dianteira é de braços sobrepostos e a traseira, multilink. O novo BMW X1 já está disponível nas concessionárias, mas por enquanto apenas unidades fabricadas na Alemanha, que não são flex. Os modelos flex sairão da fábrica brasileira de Araquari, em março. Os preços sugeridos para o novo X1 são: R$ 166.950 para a versão sDrive25i XP; R$ 179.950 para a sDrive25i X-line; e R$ 199.950 na xDrive25i Sport.