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Com vendas em baixa, fabricantes levam o carro até a sua casa

Com várias concessionárias fechadas e clientes em quarentena, montadoras investem no comércio on-line de veículos, com direito a avaliação virtual do usado e test drive delivery

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Muitas pessoas escolhem o carro que querem comprar pela internet, mas na hora de fechar o negócio o fazem presencialmente
Muitas pessoas escolhem o carro que querem comprar pela internet, mas na hora de fechar o negócio o fazem presencialmente Foto: Muitas pessoas escolhem o carro que querem comprar pela internet, mas na hora de fechar o negócio o fazem presencialmente


A chegada do coronavírus mudou a forma de todos desempenharem sua rotina. Do happy hour na telinha do computador ao “banho” que damos nas compras quando chegamos do supermercado, tudo indica, pelo menos por um tempo, nada será como antes (para alguns, o “novo normal”). Com muitas fábricas e concessionárias fechadas, além de muitas pessoas em quarentena, o processo de compra do carro também está mudando. Cada vez mais é possível fazer isso com a barriga para cima, deitadão depois do almoço.

Com desempenho de vendas afetado pelo coronavírus, a Chevrolet é uma das marcas que ampliou seus serviços de comércio online, que também está disponível nas localidades em que suas concessionárias estão funcionando. Tudo começa em um “lugar” onde o consumidor tradicional já se acostumou a frequentar, o site do fabricante, onde estão disponíveis informações sobre o veículo, além de um espaço em que é possível montar o veículo da forma que agrade o consumidor (e caiba no seu bolso!). Sites de ofertas permitem acessar de forma online as oportunidades disponíveis nas lojas e negociar com um consultor.

"É impressionante como uma pandemia da magnitude da que estamos enfrentando tem a capacidade de mudar nossos hábitos de maneira geral, incluindo os de consumo. Estou certo que sairemos dessa crise mais digitais do que nunca. Vamos, como consumidores, demandar isso das empresas e marcas com as quais nos relacionamos. A crise apenas acelerou esse processo", diz Hermann Mahnke, diretor executivo de marketing da GM América do Sul.

Porém, a marca conta com a estrutura de sua rede de concessionárias para dar suporte ao serviço online, viabilizando inclusive um test-drive delivery, que preenche uma das principais lacunas presentes entre uma escolha presencial e virtual. Assim, dependendo da localidade, o próprio consultor leva o automóvel ao interessado para uma experimentação. A Chevrolet garante que essa visita atende todos os protocolos legais de segurança e assepsia recomendados pelas autoridades. A entrega do veículo após a compra também segue este mesmo procedimento.

O cliente também escolhe por qual canal prefere ser atendido para a conclusão do processo de compra (telefone, Whatsapp ou e-mail). Esta etapa é conduzida por consultores especialistas, capazes até de realizar uma avaliação virtual do carro usado do cliente, caso ele entre na negociação. "A transação da compra de um carro caminha para ser totalmente digital e a possibilidade de viabilizar um financiamento de forma online é outro tremendo passo”, acrescenta Hermann Mahnke.

Além de literalmente levar o carro na casa do cliente, a marca oferece condições especiais de pagamento, como um plano de financiamento que permite entrada mínima de 20% e o pagamento da primeira parcela com prazo de 120 dias. Veículos em estoque, geralmente modelos mais caros, têm descontos de R$ 11 mil. Outro serviço criado para este momento de incerteza econômica garante a quitação automática de quatro prestações consecutivas em caso de imprevistos, como a perda de emprego de profissionais assalariados.