UAI

Com vitória no Dacar 2012, marketing da Iveco faz a festa

Montadora encontrou nos esportes uma maneira eficaz para promover a marca

Publicidade
Foto:

O rali mais famoso do mundo, que terminou no último fim de semana, é uma vitrine para todo o planeta, onde as marcas investem pesado nas equipes, claro, visando a vitória. Por ser uma competição - uma das mais acirradas do mundo - o Dacar é imprevisível, pois todas as equipes chegam ao local da largada muito bem amparadas.

A estrutura de uma equipe que disputa o Dacar não se resume aos equipamentos, pilotos, mecânicos e logística. Os patrocinadores passam o ano estudando as estratégias de marketing para a competição. A Iveco, por exemplo, está em festa com os excelentes resultados alcançados pelas equipes apoiados por ela. O diretor de comunicação da Iveco na América Latina, Marco Piquini, esteve em Lima para receber a equipe De Rooy, que venceu a grande disputa. "Poucos eventos automotivos no mundo tem a visibilidade do Rali Dacar, por isso o investimento nesse esporte é tão importante para nós, principalmente pelo fato de mostrar a robustez do produto, que passa por situações adversas em uma competição como  essa", explica.

 

Clique aqui e veja as fotos dos caminhões Iveco no Rali Dacar 2012!

 

As equipes fazem toda a preparação do veículo e o fabricante entrega o caminnhão, no caso, um Iveco Trakker. O resto fica por conta das habilidades dos pilotos e da sorte durante o trajeto.

Disputa
Após 25 anos da conquista de Jan de Rooy, o filho do piloto holandês repete o feito do pai ao comemorar o título do Rali Dacar 2012. Gerard de Rooy completou em sexto a última etapa, de Pisco a Lima, no Peru, e fechou a competição com o tempo de 45h20min47s no Iveco.

Segundo a imprensa esportiva que cobriu o Dacar, De Rooy não era um dos favoritos antes da largada em Mar del Plata, na Argentina, mas o holandês se impôs durante a competição e logo obteve amplo domínio, conquistado, sobretudo, por sua regularidade durante os 15 dias de prova.

Na 12ª etapa do Rali Dacar, a Iveco praticamente fechou o pódio com seus pilotos e navegadores.

Um dos caminhões Iveco durante o Rali Dacar 2012


O vencedor da última etapa foi o italiano Miki Biasion, que completou o trecho de apenas 29 quilômetros em 27min22s. O Iveco do italiano ficou em sexto no quadro geral da classificação.

A Holanda também esteve representada com o vice-campeão nos caminhões. Hans Stacey chegou 51min19s depois de seu compatriota e garantiu mais um ótimo resultado para seu país, também com um Iveco.

Associando a marca a outros esportes
Aqui no Brasil, a Iveco montou uma competitiva equipe para a Fórmula Truck. Para este ano, a scuderia Iveco contará com o piloto Valmir Ross Benavides, conhecido no meio automobilístico como Hisgué. Ele fecha a dupla de pilotos da equipe com Beto Monteiro, que corre com a Scuderia Iveco desde 2009. A primeira etapa de 2012 acontece no dia 04 de março em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. "O esporte é uma ferramenta muito interessante para associar a imagem de uma empresa", afirma Piquini.

Na Austrália, por exemplo, a Iveco patrocina o campeonato de Moto GP.  Também na Oceania, a montadora patrocina o All Blacks, o time nacional de Rubgy da Nova Zelândia. Apesar de pouco difundido no Brasil, o Rugby é o terceiro evento esportivo de maior audiência no mundo.


Mas a Iveco também está presente em uma ação cultural. A viagem de volta ao mundo de uma família mineiro a bordo de um motorhome para conhecer vinícolas de 24 países tem o apoio da montadora. A aventura de 30 meses é feita em um Daily adaptado. A família terá apoio dos pontos de atendimento da Iveco nesses países. Ao todo, são 4.500 em todo o mundo.

Hisgué veio como um reforço de peso para a Scuderia Iveco na Fórmula Truck 2012