A chegada da plataforma modular CMP à fábrica da Peugeot e Citroën de Porto Real (RJ) é o começo de uma renovação da linha de ambas as marcas no Brasil. Porém, o pontapé inicial é da Citroën, com a nova geração do C3, que será apresentando em breve e chega ao mercado no início de 2022.
Vale lembrar que, apesar do momento atual Stellantis no qual essas marcas estão inseridas, estes projetos que envolvem a plataforma global CMP – que foi simplificada para o uso em mercados emergentes – vêm da fase PSA, com investimentos que tiveram início em 2019.
Apesar disso, o novo C3 chega ao mercado com o motor 1.0 Firefly da Fiat (com até 77cv de potência e 10,9kgfm de torque), além do velho 1.6 FlexStart (com até 118cv e 16,1kgfm) da antiga PSA. No futuro, esse motor será substituído pelo 1.0 turbo GSE, que estreia no inédito Fiat Pulse e deve ter algo em torno de 130cv.
Depois do novo C3, a linha Citroën cresce e, no fim de 2022, ganha um crossover construído sobre a mesma plataforma e vai substituir o atual C3 Aircross. Ainda dentro desse projeto, chamado Smart Cars, está previsto um sedã compacto, mas isso apenas em meados de 2024.
PEUGEOT A Peugeot já trabalha em cima de um substituto para o crossover 2008, lançado no Brasil em 2015. Trata-se do Projeto P44, que, quando chegar ao mercado, em 2025, deverá ganhar a denominação 1008.
Assim como os futuros modelos da Citroën, o Peugeot 1008 será construído sobre a plataforma CMP simplificada na planta de Porto Real (RJ). Vale lembrar que o Peugeot 208, fabricado na Argentina, já utiliza essa plataforma.
Apesar de ter publicado um esboço do modelo, o site especializado francês L'argus adverte que a ilustração – um veículo compacto (4,15 metros de comprimento) com linhas bastante volumosas – não passa de uma declaração de intenções, podendo mudar substancialmente quando chegar ao mercado.
Porém, já existe informação de que o Peugeot 1008 fabricado no Brasil terá visual exclusivo. De acordo com o site Autos Segredos, o modelo vai combinar a dianteira formada por elementos de design típicos da marca, como a assinatura luminosa que evoca dentes de sabre, com uma traseira estilo cupê, que é uma tendência no segmento de SUVs.
Sob o capô, o motor que deve equipar o veículo é o 1.0 turbo GSE, de 130cv. Mesmo com a plataforma simplificada, o crossover terá tecnologias como frenagem autônoma de emergência.
Mas, antes disso tudo, o cansado Peugeot 2008 passa por uma segunda reestilização em 2022, para ganhar fôlego até 2025. As mudanças se concentram na dianteira, que ganha a nova linguagem visual da marca, inspirada no hatch 208. Mas essa renovação não deve envolver a nova plataforma CMP, motivo pelo qual o modelo vai manter os motores atuais: 1.6 FlexStart e 1.6 THP Flex (turbo, com até 173cv e 24,5kgfm).