UAI

Comprou um carro zero quilômetro? Veja os gastos para manter um automóvel

Quem compra carro pela primeira vez nem sempre pensa nas despesas que vêm junto com ele e muitas vezes é obrigado a se desfazer do bem tão desejado por não conseguir mantê-lo

Publicidade
Comprou um carro zero quilômetro? Veja os gastos para manter um automóvel
Comprou um carro zero quilômetro? Veja os gastos para manter um automóvel Foto: Comprou um carro zero quilômetro? Veja os gastos para manter um automóvel


O sonho de muitos jovens ainda é completar 18 anos para tirar a carteira de motorista e, se possível, comprar o primeiro carro. É um sonho que já não está tão distante da realidade de muitos, devido às inúmeras facilidades oferecidas para se adquirir um automóvel. Mas o que muitas pessoas não pensam é que não basta pagar o carro. É preciso mantê-lo em perfeitas condições de funcionamento e segurança. E isso não custa barato. Para alertar os marinheiros de primeira viagem, resolvemos enumerar todas as obrigações do feliz proprietário de um carro popular, para que depois o sonho não vire pesadelo.

PRIMEIRA FACADA O primeiro passo nessa história é obviamente a compra do carro. O cidadão tem várias opções, como comprar à vista, por financiamento, leasing ou consórcio. Se a decisão for pela compra parcelada em 48 vezes, o valor da prestação deve ficar em torno de R$ 500, dependendo da quantia dada na entrada. Mas é preciso ter em mente que além do valor da prestação será necessário desembolsar mais verba para outras despesas.


IDENTIDADE De cara, é preciso pagar pelo emplacamento do veículo, que no Detran/MG cobra-se uma taxa de R$ 133,42, mais o valor do par de placas, algo em torno de R$ 40. Mas ainda tem o seguro obrigatório (DPVAT) e o IPVA, que corresponde a 4% do valor do carro e pode ser parcelado em até três vezes. Mas isso é só o começo.

SEGURO Quem tem juízo não tira o carro zero da concessionária sem antes fazer o seguro contra danos, roubo e incêndio. O preço dele vai variar de acordo com o modelo e o perfil do motorista e, dependendo da combinação dos dois fatores, o valor pode ser bem alto. Mas se tomarmos por base um carro popular, com um motorista de 18 anos, o seguro fica com valor aproximado de R$ 2 mil. É possível dividi-lo em até 12 vezes, para alívio do proprietário do carro.

NO TANQUE Feito isso, você já pode rodar tranquilo com sua máquina por aí, lembrando apenas que para isso é preciso abastecê-la. Se o carro não for muito beberrão e consumir um tanque por semana, com gasolina a despesa seria em torno de R$ 160, totalizando R$ 640 no mês. Mas se o carro consegue rodar uma semana com etanol no tanque, a despesa mensal com combustível cai para cerca de R$ 400.

HORA DA MANUTENÇÃO Só que não é apenas gasolina e etanol que o carro consome. Tem o óleo do motor também, que deve ser substituído de 5 mil a 10 mil quilômetros, dependendo do caso, ou a cada seis meses. E junto com ele é bom computar o preço do filtro de óleo, que também deve ser substituído. Com a mão de obra da troca, você vai gastar em média R$ 140, usando lubrificante e filtro de boa qualidade. Essa troca de óleo normalmente é feita na primeira revisão, aos 10 mil quilômetros. Na segunda revisão, aos 20 mil quilômetros, o valor sobe para cerca de R$ 350, e nas próximas aumenta ainda mais, isso considerando que o carro não vai apresentar problema grave.

GARAGEM E SAPATO
E como não é bom deixar carro na rua, não esqueça de adicionar nas despesas mensais o preço do estacionamento, que pode variar de R$ 180 a R$ 300 para mensalistas. É uma despesa alta, mas vale a pena, pois carro deixado na rua é sinônimo de prejuízo. Os pneus duram em média 40 mil quilômetros e também representam um custo alto na hora da substituição. Se o carro tem rodas aro 14 polegadas, o conjunto de quatro pneus é vendido por cerca de R$ 850.

FAZENDO A CONTA
Somando rapidamente todas as despesas no primeiro ano, incluindo o valor das prestações, o dono do carro terá um gasto de aproximadamente R$ 10 mil, ou cerca de R$ 840 por mês. Portanto, são vários detalhes que devem ser lembrados antes de comprar um carro, pois ele é como um filho: é bonitinho, mas tem que cuidar.