A primeira geração do Peugeot 3008 chegou no Brasil no fim de 2010 na forma de um crossover repleto de soluções originais, bom desempenho e espaço interno generoso. Lançada na Europa no ano passado, a segunda geração do modelo desembarca por aqui em meados de julho, no corpo (ou carroceria) de um SUV. Não é só o nosso mercado que clama por utilitários-esportivos, e, se o consumidor pede SUVs, melhor não desafiá-lo. O novo 3008 tem preço definido para pré-venda (esgotada!) de R$ 135.990, em versão única Griffe, valor que não está garantido depois que o modelo chegar às concessionárias.
O Peugeot 3008 cresceu em relação à primeira geração. As novas medidas são 4,44m de comprimento, 2,67m de entre-eixos, 1,90m de largura e 1,62m de altura. São mais 7cm de comprimento, 6cm de entre-eixos e 6cm de largura, números que confirmam que o espaço interno melhorou. A plataforma também mudou, utilizando agora a modular EMP2, também aplicada nos modelos C4 Picasso e Grand Picasso. Além das linhas robustas, no exterior se destacam as barras de teto em alumínio, rodas diamantadas de 19 polegadas e a iluminação totalmente de LED, com direito a luzes diurnas, faróis e lanternas de neblina e função cornering (que, quando o veículo está em baixa velocidade, ilumina o lado para o qual está virando).
O interior manteve a ideia de colocar o motorista dentro de um cockpit, cercado de comandos (com direito a painel de instrumentos digital de 12 polegadas, volante estilo esportivo e freios de estacionamento acionado por botão), porém, com todos os elementos mais atuais e sofisticados, com direito a iluminação com LEDs. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e massageador. O padrão de acabamento inclui bancos revestidos em couro, painel soft touch e tapetes acarpetados. O ar-condicionado tem duas zonas de temperatura e também está disponível para os passageiros de trás. Porta-luvas e compartimento sob o descanso de braço são refrigerados. Para completar, teto solar panorâmico com abertura elétrica.
MOTOR O motor é o sempre divertido 1.6 THP (com turbo e injeção direta), neste modelo só a gasolina, com 165cv de potência a 6.000rpm e 24,5kgfm de torque a 1.400rpm. O câmbio automático de seis marchas permite trocas manuais por aletas próximas ao volante. A tração é dianteira. Preocupado com os 1.567kg do veículo? A aceleração até os 100km/h é de 8,9s e a velocidade máxima de 206km/h. A direção tem assistência elétrica variável. Para quem pretende levar o modelo para passear fora do asfalto, vale fornecer a altura em relação ao solo de 22,6cm, ângulo de ataque de 20 graus e de saída de 29 graus.
CONTEÚDO Completam o conteúdo de conforto e conveniência do modelo acesso ao veículo e partida do motor sem chave (apenas presencial), acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, regulador e limitador de velocidade e retrovisores com rebatimento elétrico. O pacote de segurança inclui airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controle de estabilidade, auxílio de partida em aclive, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, câmera de ré com visão de 180 graus, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento. O sistema multimídia tem tela tátil de oito polegadas e “conversa” com o smartphone (Apple CarPlay, Google Android Auto e MirrorLink). As mídias são rádio, MP3 player, Bluetooth (com conexão streaming para áudio) e USB. A Peugeot oferece 3 anos de garantia para o 3008.