UAI

Confira 11 dicas para aproveitar as viagens de carro em família

Viajar na estrada com crianças não precisa ser uma experiência complicada; veja como garantir uma viagem tranquila e divertida

Publicidade
Viagens de carro em família
Viagens de carro em família Foto: Viagens de carro em família

Metade da diversão de qualquer viagem é chegar lá, certo? Bem, talvez não, se você imaginar quilômetro após quilômetro de lamentações, coros de “já chegamos?” ou precisar ficar arbitrando batalhas no banco de trás.

Mas, apesar de certas possibilidades que podem não ser tão animadoras, existem algumas dicas para ajudá-lo a aproveitar ao máximo as longas viagens com sua família.

11 dicas para aproveitar as viagens

1) Conheça seus limites

Se seus filhos ainda não fizeram a viagem de duas horas até a casa da vovó sem gritar o tempo todo, talvez ainda não seja a hora de fazer uma viagem enorme.

Comece com pequenas distâncias e aumente com o tempo. Descubra qual é a melhor hora do dia para dirigir - de manhã cedo, durante a noite ou à tarde?

Conhecendo seus limites - quantas horas você pode dirigir razoavelmente por dia sem um colapso total - você pode planejar uma viagem mais agradável!

2) Deixe as crianças saberem o que esperar com antecedência
Informe as crianças se houver alguma regra especial sobre carros ou mudanças nas normas para uma viagem longa.

Faça uma dramatização dessas regras no caminho da escola para casa ou em uma missão.

Informe-os sobre quanto tempo levará a viagem, quantas vezes você vai parar, o que eles podem fazer para se divertir e como você lidará com as pausas para ir ao banheiro.

3. Conheça sua rota
Faça alguma pesquisa com antecedência para descobrir possíveis lugares para parar e se alongar, fazer pausas para ir ao banheiro e comer alguma coisa.

Outra opção é viajar durante a noite, para que as crianças durmam o tempo todo.

No entanto, dormir em um carro geralmente não é tão profundo e menos repousante, portanto, esteja preparado para que as crianças possam se sair bem na viagem, mas fiquem irritadas no dia seguinte. Tudo enquanto você também está com pouco sono.

4) Esteja preparado
Não deixe para fazer todas as preparações no dia da viagem e, se possível, nem no dia anterior. Quanto antes algumas coisas forem preparadas, mais tranquila será a partida.

Instalar assento de elevação no carro é algo que demora poucos minutos, mas fazer isso no mesmo dia que vai carregar o porta-malas, preparar o lanchinho das crianças, trancar toda a casa e realizar outras atividades que precisam ser feitas na hora de sair, pode acabar sendo uma sobrecarga desnecessária. Se possível, antecipe.

Pense em fraldas extras, papel higiênico, lenços umedecidos para derramamentos e sujeiras, copos descartáveis, lanches, remédios que possam ser úteis (para dor, enjoo, cólica e quaisquer outros que sejam necessários), sacos plásticos, toalhas e conjuntos extras de roupas em caso de enjôo ou acidentes de trânsito.

5) Faça com que seus filhos façam suas próprias sacolas de atividades
Dê a cada um de seus filhos uma sacola ou mochila de tamanho semelhante e deixe-os enchê-la com suas coisas favoritas.

Seus filhos vão gostar de ter algum controle sobre parte da viagem, e é uma coisa a menos para você se preparar.

Se as crianças forem muito pequenas, não se esqueça de limitar a quantidade de itens que podem colocar na sacola.

6) Mantenha-os ocupados
Muitos pais adoram livros, audiolivros e DVDs – mas não tenha medo de ser criativo.

As crianças podem ficar ocupadas por horas embrulhando brinquedos ou criando esculturas de papel alumínio. Post-its e outros suprimentos básicos de artesanato também podem prender sua atenção. Trazer um quadro branco com canetas fáceis de apagar reduz a necessidade de levar folhas e folhas de papel e pode ser o centro de muitas atividades diferentes.

Se você optar pelo DVD ou tiver tablets ou videogames, estabeleça limites no tempo de tela, especialmente se esta for a primeira viagem longa. Assistir a uma tela no carro pode causar dores de cabeça ou problemas de estômago para algumas crianças.

7) Jogue jogos de viagem em família
Os jogos de viagem são uma boa distração para longos trechos de rodovia. Aqui está um dos nossos favoritos: peça a uma pessoa para escolher secretamente algo fora do carro para contar. Podem ser caixas de correio, placas de rua, carros de polícia – vale quase tudo.

Cada vez que o item escolhido é visto por aquela pessoa, ela conta em voz alta. O resto da família tem que tentar descobrir o que ele está contando. Quem adivinhar corretamente tem a vez de contar. O objetivo é confundir sua família contando algo que ninguém consegue descobrir.

8) Conversar é preciso
Não há necessidade de planejar atividades e malas ocupadas para preencher a cada segundo. A beleza de uma viagem é a oportunidade de conversar. Aproveite o tempo para descobrir o que se passa na cabeça de seus filhos.

Pergunte sobre suas coisas favoritas ou dê-lhes situações hipotéticas. Se você visitou uma atração, fale sobre o que gostou e aprendeu lá. Ou conte-lhes histórias sobre sua própria infância.

9) Nunca subestime o poder dos lanches
Crianças famintas são crianças mal-humoradas, e provavelmente o mesmo pode ser dito para mães e pais também, porém, há diferenças entre as suas alimentações.

Adultos, frequentemente, abrem mão das dietas quando estão viajando e comem “qualquer coisa”, mas nem sempre essa regra pode servir para todos da família.

Se as crianças forem muito pequenas, é interessante ter opções como achocolatados, leite em pó, frutas para fazer sucos e até alguns legumes, caso ainda sejam bebês.

Já existem formas de fazer a preparação de vitaminas e papinhas durante o caminho, basta levar os ingredientes necessários e escolher o melhor liquidificador portátil para o carro, de acordo com as suas necessidades.

É uma forma de não se preocupar com comida azedando em dias muito quentes, por exemplo. Caso não haja refrigerador no carro, os ingredientes podem ser levados dentro de uma bolsa ou caixa térmica e só serem removidos das embalagens, no momento da utilização.

10) Penicos Salvam
Mesmo que seus filhos já tenham passado da idade de usar o penico, um penico dobrável pode ser um salva-vidas quando você estiver em um longo trecho de estrada. Pode não ser bonito, mas pode ajudar em situações em que não é possível parar.

Se não quiser investir nisso, talvez valha a pena ter uma garrafa pet e um funil dentro do carro. É estranho, mas pode resolver problemas bastante desconfortáveis e até incontroláveis, quando se trata de crianças.

11) Intercale os lugares de assento durante sua viagem
Os adultos geralmente não pensam muito nisso, mas o banco da frente é onde estão as melhores vistas, assentos mais confortáveis ??e acesso ao aparelho de som.

Se seus filhos tiverem idade suficiente, permita que eles se revezem na frente. Um curto período no banco da frente na viagem em família torna o passeio muito mais divertido para os pequenos.

Como um bônus adicional, o passageiro do banco da frente pode fazer companhia ao motorista enquanto mamãe ou papai tiram uma soneca no banco de trás.

Boa Viagem

Seu manual está completo. Agora, respire fundo e aproveite sua viagem, seja uma curta para ver a família ou cruzar estados por dias. Viajar com a família pode criar os melhores momentos de uma vida inteira e não importa o quanto seja preciso se preparar e organizar para fazer a viagem funcionar. No fim, sempre vale a pena.