Para tentar seguir a trilha de sucesso da Palio Weekend Adventure, que reina quase absoluta no segmento das peruas que levantam aquela poeira leve %u2013 a Peugeot 207 SW Escapade não tem uma participação muito expressiva %u2013, a Volkswagen lançou a versão aventureira da SpaceFox, que, assim como a versão %u201Cde rua%u201D, é produzida na Argentina. Para criá-la, a marca alemã seguiu a linha Cross, que havia adotado no Fox e Saveiro, e em parte no Gol Rallye, o que resultou num carro com um visual um pouco mais comportado do que as concorrentes. Outra novidade que chegou com a Space Cross é a opção do câmbio automatizado I-Motion, que não estava disponível para o CrossFox. Avaliamos a versão equipada com câmbio manual, que está bem casado com o motor 1.6 8V.
ESTILO A frente é praticamente a mesma do primo CrossFox, com faróis com máscara negra, unidos por dois filetes; tomada de ar com grade do tipo colmeia, que protege bem o radiador contra pedras e detritos; faróis de neblina e de longo alcance, que ficam embutidos no mesmo conjunto na parte de baixo do para-choque; e imitação de peito de aço, na cor cinza. Na lateral, destacam-se o friso preto (com a inscrição SpaceCross bem discreta), as molduras na mesma cor das caixas de roda, as imitações de estribo e as rodas de liga de 15 polegadas (com desenho de bom gosto) na cor cinza. Retrorrefletores na parte de baixo do para-choque e lanternas escurecidas chamam a atenção na traseira. Ao contrário do CrossFox, o estepe fica dentro do porta-malas e não pendurado na tampa.
POR DENTRO O interior segue a filosofia comedida da decoração externa. A identificação da versão está apenas no alto dos encostos dos bancos dianteiros e no pomo da alavanca de marchas. O acabamento é de bom nível e de bom gosto: o tecido que reveste os bancos e parte dos painéis das portas combina com o nosso clima tropical e é agradável ao toque; e os plásticos do painel têm boa aparência. Outro ponto positivo é o volante multifuncional, de três raios, que tem boa pega e incorpora comandos do som (rádio com CD Player, com entrada USB e Bluetooth) e do computador de bordo. Só o acionamento da buzina é que deveria ser mais fácil. Também se destaca o bom número de porta-objetos, incluindo elásticos nas laterais dos bancos dianteiros e a gaveta que fica embaixo do banco do passageiro da frente.
CONFORTO O espaço interno é ideal para quatro adultos, pois o passageiro do meio do banco traseiro é incomodado pelo túnel central e não tem a proteção do cinto de três pontos. O porta-malas tem capacidade (de 430 litros) compatível com a de uma perua compacta. Caso o banco traseiro esteja vazio, o motorista pode empurrá-lo totalmente para a frente %u2013 ele desliza longitudinalmente, como o do Fox %u2013 e fazer com que o volume suba para 527 litros. Por outro lado, o banco traseiro somente rebate integralmente (ou seja, não se podem carregar objetos compridos com alguém no banco de trás) e faltam ganchos para amarrar a bagagem e rede para pequenos objetos no porta-malas. Mesinhas do tipo avião (no costado dos bancos dianteiros) são úteis para computador, lanche etc.
RODANDO Um dos pontos positivos da Space Cross é o já consagrado casamento do motor 1.6, de oito válvulas, com o câmbio manual de cinco marchas. Juntando bom torque em baixas rotações e funcionamento quase suave com relações de marchas bem escalonadas e engates macios e precisos, o carro fica gostoso de dirigir em qualquer situação, seja na estrada ou no tumultuado trânsito das grandes cidades. O consumo é um pouco elevado: com apenas o motorista, usando álcool, sem o uso do ar-condicionado e num ritmo sem muita pressa, o computador de bordo marcou 5,3km/l na cidade e não chegou aos 8km/l na estrada. A suspensão equilibra bem conforto e estabilidade (mesmo com o centro de gravidade mais alto) e a altura elevada possibilitam encarar alguns trechos de estradas ruins. Mas, em lama e pisos de cascalhos, pneus de uso misto e um sistema como o Locker da Fiat cairiam bem.
VEREDICTO A Space Cross é uma opção menos radical entre as peruas aventureiras, tanto no visual quanto na disposição para o fora de estrada, pois não tem aquele monte de adereços (da Palio Adventure e Peugeot 207 SW Escapade) nem o sistema Locker e a altura mais radical do modelo da Fiat. Mas a boa combinação motor/câmbio, o bom acerto de suspensão e a funcionalidade são qualidades que pesam bastante.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, oito válvulas, que desenvolve potências máximas de 101cv (gasolina) e 104cv (etanol) a 5.250rpm e torques máximos de 15,4kgfm (gasolina) e 15,6kgfm (etanol)
TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços triangulares transversais e barra estabilizadora; e traseira, interdependente, com braços longitudinais / 6 x 15 polegadas, de liga leve / 205/55 R15
FREIOS
A discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com sistema ABS de série
CAPACIDADES
Do tanque, 50 litros; de carga (passageiros e bagagem), 446 quilos; e do porta-malas, 430 litros
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência %u2013 Direção hidráulica, ar-condicionado, regulagem milimétrica do banco do motorista, gaveta embaixo do banco do motorista, destravamento da tampa traseira na chave, quatro alto-falantes e dois tweeters, alerta sonoro de faróis ligados, banco traseiro com ajuste longitudinal, retrovisores, travas e vidros com comando elétrico, chave do tipo canivete, computador de bordo, sensores de chuva e crepuscular, mesas atrás dos bancos dianteiros e sensor de estacionamento traseiro.
Aparência %u2013 Pedaleiras com cobertura de alumínio, soleira interna com inscrição Space Cross, acabamento dos bancos em malharia Sound (na cor preta), logotipo na manopla de câmbio escrito Cross, tecido nas laterais da porta, aerofólio na cor do veículo, frisos laterais com a inscrição Space Cross injetada, imitação de estribos laterais, rodas de liga de 15 polegadas na cor cinza, lanternas escurecidas, rack de teto e moldura nas caixas de roda.
Segurança %u2013 Faróis de longo alcance, airbag duplo, freios ABS, terceiro apoio de cabeça no banco traseiro e alarme.
OPCIONAIS
Bancos revestidos em couro, rádio AM/FM com CD Player, USB, Bluetooth e interface para iPod, coluna de direção com ajuste de altura e distância e volante multifuncional revestido
em couro
NOTAS (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 7
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 7
Consumo 7
Tecnologia 7
Acabamento 8
Custo/benefício 8