O Latin NCAP divulgou uma avaliação de 14 cadeirinhas infantis, chamadas tecnicamente de Sistemas de Retenção Infantil (SRI), vendidas na região da América Latina e do Caribe. Os testes foram feitos em quatro modelos bebê-conforto, quatro cadeirinhas para bebês ou crianças pequenas, quatro assentos que podem ser usadas tanto no modo booster quanto no modo integral e dois boosters com encostos.
As cadeirinhas infantis tiveram desempenho geral entre 3 e 5 estrelas, o que foi avaliado pelo Latin NCAP como um avanço em relação à última bateria de testes. No entanto, os Sistemas de Retenção Infantil selecionados desta vez também estavam disponíveis no mercado europeu, que tem regulamentos mais rigorosos. Confira abaixo o resultado dessa avaliação.
Cadeirinhas infantis de uso amplo não tiveram bons resultados
O Latin NCAP ainda fez uma ressalva a respeitos das cadeirinhas infantis que comportam uma ampla faixa de massa e tamanho de crianças. Os testes mais uma vez comprovaram que esse tipo de Sistema de Retenção Infantil raramente apresenta bom resultado. Porém, como esses modelos acabam sendo uma solução mais econômica, já que são usadas por um período maior, acabam sendo muito utilizadas.
Isofix ainda é pouco difundido
Outro ponto fraco da região é que a maioria das cadeirinhas infantis não são utilizadas com o sistema de ancoragem Isofix, de fácil instalação e excelente fixação. Assim, a maiorias dos Sistemas de Retenção Infantil são fixados nos cintos de segurança, dando maior margem a uma instalação incorreta. No Brasil, o Isofix é um item de segurança obrigatório desde 2020, mas ainda existe uma frota gigante que não oferece o sistema.
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Assim, quando a cadeirinhas infantil é fixada com cinto de segurança, o Latin NCAP recomenda que sejam reajustadas ou reinstaladas periodicamente, já que a fixação afrouxa ou perde gradualmente a tensão.
Porém, para qualquer tipo de fixação, os usuários devem ter atenção quanto ao uso correto do dispositivo, se precavendo quanto a folgas ou o uso de uma cadeirinha infantil inadequada em relação ao tamanho e peso da criança, que aumentam as chances de algo ruim acontecer em caso de acidente.
Recomendações do Latin NCAP
- Para os consumidores
Usar a cadeirinha infantil apropriada, virado para trás para crianças pequenas até, pelo menos, 24 meses de idade e o máximo permitido pelo SRI. As melhores práticas visam transportar crianças voltadas para trás até os 4 anos de idade. Como a maioria dos veículos no mercado latino-americano carece de proteção adequada contra impacto lateral, ao utilizar boosters, é recomendável utilizá-los com encostos para melhorar a proteção em caso de impacto lateral. Os boosters sem encosto não oferecem proteção contra impacto lateral. Todas as crianças devem usar algum tipo de SRI até que tenham, pelo menos, 1m50cm de altura.
- Para os governos da região
O uso da cadeirinha infantil deve ser obrigatório para crianças de até 1m50cm de altura. Os padrões UN R129 junto com os UN R44 devem ser exigidos nos regulamentos da região. Acelerar a introdução do SRI com ancoragens ISOFIX e veículos com ancoragens ISOFIX sob o padrão UN 145 (ou UN 14). Além disso, o PESRI pede a melhoria da proteção frontal e lateral dos veículos, o que protegerá melhor as crianças que viajam neles.
- Para os fabricantes do SRI e fabricantes de veículos
Melhorar a facilidade de uso e instalação da cadeirinha infantil em carros na região, tornando universais as ancoragens ISOFIX e indicando o código de cores correto das rotas dos cintos de segurança nos SRI, bem como ajustes simples do arnês, de preferência que possa ser colocado com uma só mão.