De São Paulo - A Toyota apresenta no Salão do Automóvel de São Paulo uma nova versão do Yaris, mais urbana e descolada. Trata-se do Yaris X Way, que chega ao mercado em fevereiro, trazendo itens como rodas pintadas de preto, protetores de para-lama, rack de teto, sistema multimídia e câmera de ré. Outra novidade da marca japonesa é a introdução da Toyota Gazoo Racing no Brasil, sua marca global de atividades de motorsport. O primeiro produto a ser lançado com a grife é a Hilux GR-S, com arquitetura original, porém com novo sistema de suspensões configuradas para o fora de estrada.
A pré-venda do modelos já está aberta, limitada a 420 unidades (numeradas), com entrega prevista a partir de janeiro. A marca também expõe como conceito, mas com possibilidade de chegar ao mercado, um Yaris GR-S.
AUDI
A Audi confirmou a chegada do SUV elétrico e-Tron ao Brasil em 2019, importado da Bélgica. Outro SUV em destaque no estande da marca é o novo Q8. O design esportivo, inspirado em um cupê, nem deixa evidente que o grandalhão tem cinco metros de comprimento. Já a perua média RS4 Avant esbanja performance com seu motor 2.9 biturbo de 450cv, suficiente para acelerar até os 100km/h em apenas 4,1 segundos.
MERCEDES-BENZ
A Mercedes-Benz apresentou dois conceitos inéditos no Brasil: o EQ Concept e o AMG One, este último equipado com motor V6 1.6 turbo, o mesmo usado na Fórmula 1, que junto a outros quatro propulsores elétricos (um em cada roda) gera potência de 1.000cv. Serão produzidas 275 unidades desse veículo, com entrega prevista para 2019. Outros modelos em destaque no estande são o AMG GT-63 S, um cupê de quatro portas, e o AMG G 63 Edition One, versão de topo do seu jipão de luxo.
SMART
A smart apresentou o EQ Forfour. Medindo 4,49 metros de comprimento, o elétrico tem 82cv de potência. A smart anunciou que todos os seus próximos lançamentos terão propulsão elétrica.
NISSAN
Nissan anunciou o início da pré-venda no elétrico Leaf a partir de R$ 178.400. O modelo está na segunda geração e é o elétrico mais vendido no mundo, somando 365 mil unidades comercializadas desde seu lançamento, em 2010. A marca também mostrou o conceito X motion, que servirá de base para os caminhos de design dos futuros SUVs da Nissan.
HONDA
A Honda anunciou que o HR-V Touring, versão topo de linha, vai trazer o mesmo motor 1.5 turbo do Civic. Já o Accord ganhou pacote com o Honda Sensing, que traz várias tecnologias semiautonomas, como controle de velocidade de cruzeiro, frenagem automática e correção do volante. Os japoneses também mostraram um protótipo simbolizando o CR-V Hybrid, que só será lançado na Europa em 2019. A escolha do veículo indica que ele deve ser um dos três modelos híbridos que serão lançados pela marca até 2023.
RENAULT
A Renault confirmou a chegada do elétrico Zoe para 2019, a partir de R$ 149 mil. Inicialmente, o Zoe só será vendido em concessionárias de São Paulo e de Curitiba. O modelo tem autonomia de 300 quilômetros e já vinha sendo vendido para empresas desde 2015. Com 1h40 de carga, é possível recarregar 80% da bateria.
No centro do estande da Renault, o conceito Symbioz é uma visão de automóvel para 2030. Quando em modo autônomo, a coluna de direção fica embutida e os pedais e quadro de instrumentos ficam recuados.
Já o Kwid ganha uma roupinha aventureira no show car Outsider, com rack de teto, faróis de neblina e adesivos.
(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea