UAI

Confira os modelos populares que em breve vão deixar de ser fabricados

As montadoras não revelam seus planos, mas alguns modelos estão com os dias contados para deixar a linha de produção e dar lugar a novos projetos, que devem estrear em breve

Publicidade
Confira os modelos populares que em breve vão deixar de ser fabricados
Confira os modelos populares que em breve vão deixar de ser fabricados Foto: Confira os modelos populares que em breve vão deixar de ser fabricados

Os carros também têm seu ciclo de vida, que pode durar pouco ou até décadas. Muitos marcam a história, são sucesso de vendas e referência em seus segmentos. Mas quando se tornam ultrapassados não tem jeito, acabam sendo substituídos por projetos mais modernos. É o que está para ocorrer com alguns modelos produzidos no Brasil, sucesso de vendas nos anos 1990, como o Palio Fire e sua família, o VW Gol e o Renault Clio. Confira quais serão os substitutos desses e de outros modelos.

A Fiat nega categoricamente. De acordo com Ricardo Dilser, consultor técnico da montadora, enquanto houver mercado para o Palio e seus derivados, os modelos continuam na linha de produção. Mas basta analisar os últimos acontecimentos para entender que a história não é bem assim. Com o lançamento do compacto Mobi, era de se esperar alguma mudança no mix de produtos da marca italiana. O site Autos Segredos publicou recentemente que a Fiat vai interromper a produção do Palio Fire, Siena EL, Weekend, Idea e Doblò furgão. Permanecem em linha o novo Palio, o Uno e o Grand Siena, que devem receber retoques no visual e novos motores em breve.

De todos eles, o Palio Fire é o mais antigo, pois já tem 20 anos de mercado e carrega o peso de ter sido reestilizado pela última vez em 2003. O Siena EL, feito sobre a mesma plataforma do hatch, passou por discreto retoque no visual em 2013 e de lá pra cá não mudou mais. História parecida com a da perua Weekend, que teve a carroceria atualizada em 2007 e ganhou novo para-choque em 2012. Já o Doblò furgão, modificado pela última vez em 2009, deixa de ser produzido para ser substituído pelo Fiorino. O Idea, lançado em 2005, e a Weekend devem ser substituídos por um utilitário compacto, que será produzido em Betim com a marca Jeep. Menor que o Renegade, o modelo será derivado de uma nova plataforma que dará origem a um hatch e um sedã, substitutos de Punto e Linea, que também vão sair de linha ainda este ano. O hatch será produzido em Betim e o sedã na Argentina.

Ainda de acordo com o site Autos Segredos, a picape Strada deve permanecer sem alterações por enquanto. Mas, até o fim de 2017, a Fiat deverá lançar a nova geração do modelo, que será maior do que a atual, para concorrer diretamente com a Renault Duster Oroch.

NOVO COMPACTO Outro que sai de cena é o Renault Clio, que deixará de ser produzido para dar lugar ao Kwid, modelo com plataforma mundial desenvolvida pela Renault Technology America (RTA) e pelo Renault Design America Latina (RDAL). O Kwid será produzido no Paraná e inicialmente será equipado com motor 1.0 de três cilindros. Posteriormente, o compacto deverá ganhar versão equipada com outro motor de três cilindros, de 0.8 litro. O problema é que o Kwid feito na Índia levou nota zero no teste de impacto da Global NCAP, levantando questionamentos sobre a segurança do projeto. Mas a Renault afirmou que o Kwid produzido no Brasil respeitará as normas de segurança aqui estabelecidas e que terá quatro airbags. É esperar pra ver o que vai acontecer.

Outro campeão de vendas que está com a geração atual com os dias contados é o Volkswagen Gol. A última reestilização do modelo foi feita no início do ano, mas já está prevista mudança radical para tentar levar o Gol de volta à liderança de mercado. A nova geração será totalmente diferente da atual e deverá chegar às concessionárias da marca no fim de 2017 ou início de 2018.

Depois de decretar o fim da produção do compacto Celta no ano passado, a General Motors prepara agora o lançamento do Onix reestilizado. A linha 2017 do campeão de vendas chegará trazendo algumas modificações, mas a principal novidade será uma versão de entrada bem básica, que terá a função de ocupar o lugar do falecido Celta.