Os carros também têm seu ciclo de vida, que pode durar pouco ou até décadas. Muitos marcam a história, são sucesso de vendas e referência em seus segmentos. Mas quando se tornam ultrapassados não tem jeito, acabam sendo substituídos por projetos mais modernos. É o que está para ocorrer com alguns modelos produzidos no Brasil, sucesso de vendas nos anos 1990, como o Palio Fire e sua família, o VW Gol e o Renault Clio. Confira quais serão os substitutos desses e de outros modelos.
A Fiat nega categoricamente. De acordo com Ricardo Dilser, consultor técnico da montadora, enquanto houver mercado para o Palio e seus derivados, os modelos continuam na linha de produção. Mas basta analisar os últimos acontecimentos para entender que a história não é bem assim. Com o lançamento do compacto Mobi, era de se esperar alguma mudança no mix de produtos da marca italiana. O site Autos Segredos publicou recentemente que a Fiat vai interromper a produção do Palio Fire, Siena EL, Weekend, Idea e Doblò furgão. Permanecem em linha o novo Palio, o Uno e o Grand Siena, que devem receber retoques no visual e novos motores em breve.
De todos eles, o Palio Fire é o mais antigo, pois já tem 20 anos de mercado e carrega o peso de ter sido reestilizado pela última vez em 2003. O Siena EL, feito sobre a mesma plataforma do hatch, passou por discreto retoque no visual em 2013 e de lá pra cá não mudou mais. História parecida com a da perua Weekend, que teve a carroceria atualizada em 2007 e ganhou novo para-choque em 2012. Já o Doblò furgão, modificado pela última vez em 2009, deixa de ser produzido para ser substituído pelo Fiorino. O Idea, lançado em 2005, e a Weekend devem ser substituídos por um utilitário compacto, que será produzido em Betim com a marca Jeep. Menor que o Renegade, o modelo será derivado de uma nova plataforma que dará origem a um hatch e um sedã, substitutos de Punto e Linea, que também vão sair de linha ainda este ano. O hatch será produzido em Betim e o sedã na Argentina.
Ainda de acordo com o site Autos Segredos, a picape Strada deve permanecer sem alterações por enquanto. Mas, até o fim de 2017, a Fiat deverá lançar a nova geração do modelo, que será maior do que a atual, para concorrer diretamente com a Renault Duster Oroch.
NOVO COMPACTO Outro que sai de cena é o Renault Clio, que deixará de ser produzido para dar lugar ao Kwid, modelo com plataforma mundial desenvolvida pela Renault Technology America (RTA) e pelo Renault Design America Latina (RDAL). O Kwid será produzido no Paraná e inicialmente será equipado com motor 1.0 de três cilindros. Posteriormente, o compacto deverá ganhar versão equipada com outro motor de três cilindros, de 0.8 litro. O problema é que o Kwid feito na Índia levou nota zero no teste de impacto da Global NCAP, levantando questionamentos sobre a segurança do projeto. Mas a Renault afirmou que o Kwid produzido no Brasil respeitará as normas de segurança aqui estabelecidas e que terá quatro airbags. É esperar pra ver o que vai acontecer.
Outro campeão de vendas que está com a geração atual com os dias contados é o Volkswagen Gol. A última reestilização do modelo foi feita no início do ano, mas já está prevista mudança radical para tentar levar o Gol de volta à liderança de mercado. A nova geração será totalmente diferente da atual e deverá chegar às concessionárias da marca no fim de 2017 ou início de 2018.
Depois de decretar o fim da produção do compacto Celta no ano passado, a General Motors prepara agora o lançamento do Onix reestilizado. A linha 2017 do campeão de vendas chegará trazendo algumas modificações, mas a principal novidade será uma versão de entrada bem básica, que terá a função de ocupar o lugar do falecido Celta.