UAI

Confira os principais automóveis que deixaram de ser fabricados em 2021

Já nos primeiros dias do ano a Ford abalou o mercado anunciando sua saída do país como fabricante e deixando de produzir a linha Ka e o Ecosport

Publicidade
Confira os principais automóveis que deixaram de ser fabricados em 2021
Confira os principais automóveis que deixaram de ser fabricados em 2021 Foto: Confira os principais automóveis que deixaram de ser fabricados em 2021

O ano de 2021 foi bem sinistro para o mundo automotivo, que sofreu diversas baixas importantes. Já no início de janeiro, a Ford anunciava sua saída do país como fabricante, encerrando imediatamente a produção do Ka (um dos compactos mais vendidos no Brasil) e Ka Sedan, além do EcoSport (precursor dos SUVs compactos).

Outra consequência disso foi a interrupção da produção do jipe Troller T4, que também culminou com o fim da Troller, já que os americanos são quiseram vender a marca e nem o projeto do utilitário cearense a algum fabricante interessado em produzí-lo, mas apenas as instalações e o ferramental da fábrica de Horizonte.

FIAT Quem também está fazendo uma limpa nos modelos mais antigos do mercado brasileiro é a implementação da fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que já passa a valer no início de 2022. O Fiat Doblò sai de cena devido ao ineficiente motor 1.8 E.torQ, assim como versões de outros modelos que usam esse propulsor.

Mas a marca de Betim ainda perde modelos como o Uno e o Grand Siena, que não oferecem o motor 1.8, mas ainda assim “sobem no telhado” porque o Proconve L7 exige intervenções mais rígidas no projeto dos veículos. Assim, motores antigos, como os 1.0 e 1.4 Fire Evo, precisam receber intervenções que o volume de vendas desses modelos já não justifica.

VOLKSWAGEN O mesmo motivo decretou o fim do Fox na linha Volkswagen, que, assim como o up!, que saiu de linha em abril, não tem volume de vendas que justifique novos investimentos. Aos poucos, a linha dos veículos mais antigos da marca alemã – Gol, Voyage e Saveiro – também serão descontinuadas. O modelo de entrada da Volkswagen será o Polo Track, derivado da versão 1.0 MPI do hatch compacto.

CHEVROLET Com as vendas em baixa, a picape Montana deixou de ser fabricada para dar lugar a uma nova geração que chega em 2022 com porte intermediário.

CITROËN Entrando na fase Stellantis, a Citroën tirou de linha o C3 e o Aircross, ficando apenas com o C4 Cactus. A marca francesa já apresentou a nova geração do hatch compacto, que será lançada no início de 2022. Ainda estão previstos para formar a nova linha da marca um crossover, no fim do próximo ano, e um sedã compacto, mais à frente.

TOYOTA A Toyota deixou de vender o Etios no Brasil nas carrocerias hatch e sedã, mas sua produção no país foi mantida para atender outros mercados.

HONDA Apesar de não confirmado, dois modelos da Honda estão com os dias contados. As vendas do Fit estão cada vez menores e a marca não vai trazer a nova geração do modelo, que ficou sofisticada demais para o Brasil. Para o monovolume, o substituto será o novo City hatch.

O aventureiro WR-V sobe no telhado junto com o Fit e, mais à frente, deverá ter um SUV compacto para ocupar seu espaço. O Civic também ficou muito sofisticado para um segmento que está cada vez menor e deixará de ser fabricado em breve no Brasil para passar a vir importado em versão única e mais caro.   

KIA Lançado no início de 2020, importado do México, o Kia Rio já deixou o mercado brasileiro com vergonhosas 169 unidades emplacadas.

NISSAN Após introduzir a nova geração do Versa no Brasil, no fim de 2020, a Nissan tirou de linha a geração antiga, rebatizada V-Drive, em setembro deste ano.